Protesto nas ruas de ST contra os cortes
Fotos: Celso Garcia/Farol de Notícias

Publicado às 05h22 desta segunda-feira (12)

Nessa segunda-feira (12), cerca de 200 estudantes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/) – Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), realizaram um protesto nas ruas de Serra Talhada contra os cortes do Governo Federal que afetou diretamente o pagamento das bolsas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Os estudantes receberam o apoio dos servidores da UAST, como  técnicos e professores, além do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que estiveram presentes. Com vários cartazes nas mãos, cada um trazia seu pedido e revolta. Em alta voz gritavam: “Pesquisador, sou estudante, trabalhador. Faço ciência também sou trabalhador. A nossa luta unificou, é estudante junto com trabalhador!”.

Os cortes

Com o pagamento das bolsas estudantis suspensas, o corte afeta diretamente a área de pesquisa e os estudantes de baixa renda, pois dependem do auxílio para permanecer na Instituição de Ensino. 

Lucas Vasconcelos, 24 anos, do curso de Ciências Biológicas na UAST, relatou que apesar de ter sido feito o comunicado de que os recursos foram desbloqueados, não foi o todo, mas somente os destinados ao PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil), os demais recursos permanecem suspensos, e as bolsas estudantes ainda não foram pagas. O jovem também lamenta o momento difícil que a UAST vem passando com a redução da frota de ônibus reduzida, que põe em risco a vida dos alunos devido a superlotação, e ainda outros problemas relacionados à manutenção da própria unidade, como limpeza, seguranças e demais serviços. 

Reinvindicações

“O movimento estudantil da UAST visa as reivindicações dos estudantes, e não somente deles, mas funcionários, servidores, técnicos, terceirizados, todas as pessoas que trabalham em prol de uma universidade de qualidade e gratuita. Que promova, desenvolva ciência e que consiga trazer profissionais com qualificação total para contribuição e progresso da educação do nosso país. Essa situação de cortes não pode continuar, isso é inadmissível. Precisamos ficar em total enfrentamento para que venhamos mobilizar ao máximo, de maneira nacional, porque a educação é um direito de todos. Fica o nosso clamor e a nossa voz”, relatou Lucas Vasconcelos. 

Na noite dessa quinta-feira (8), os estudantes haviam se reunido em uma Assembleia Estudantil na UAST/UFRPE em prol de mobilizar ações contra os cortes do Governo que afetaram os bolsistas [relembre aqui]. 

Confira a manifestação estudantil no Falando Francamente da TV Farol:

VEJA COMO FOI A MANIFESTAÇÃO:

Protesto nas ruas de ST contra os cortes

Protesto nas ruas de ST contra os cortes

Protesto nas ruas de ST contra os cortes Protesto nas ruas de ST contra os cortes

Protesto nas ruas de ST contra os cortes

Protesto nas ruas de ST contra os cortes

Protesto nas ruas de ST contra os cortes

Protesto nas ruas de ST contra os cortes

Protesto nas ruas de ST contra os cortes

Uast se mobiliza contra cortes do governo Bolsonaro em ST