Publicado às 13h22 deste sábado (14)

Por Dr. Leandro Lucena, professor de estatística da UFRPE-UAST

As eleições municipais 2020 em Serra Talhada esquentou principalmente na última semana, onde a candidata do PT cantou vitória antes do tempo e “fugiu” dos últimos três debates, alegando que os órgãos de impressa e comunicação imitavam uns aos outros tornando os debates repetitivos, cansativos e sem criatividades.

Em contra partida os outros candidatos aproveitaram a oportunidade para mostrar a população suas propostas de governo e minar ainda mais a candidata Márcia Conrado que vem pontuando a frente nas pesquisas divulgadas no Município.

Falando de pesquisa, essa foi alvo de vários comentários negativos em Serra Talhada, principalmente as pesquisas divulgadas pelo Instituto Múltiplo que apresentava altíssima margem de erro (variando entre 5,7% e 6,0%), onde o ideal seria trabalhar entre 2,0% e 3,0%, e pequeno tamanho amostral (número de entrevistados de 300, representando 0,5% da população eleitoral de Serra Talhada), além de não medir a rejeição dos candidatos de forma correta.

A candidata Socorro de Carlos Evandro (84,4%) e Vitor Oliveira (83,1%) foram os que apresentaram as maiores quedas de rejeição, quando comparado as pesquisas dos Institutos OPINIÃO e Múltipla. A candidata Márcia Conrado apresentou a menor queda (62,3%), seguido do candidato Marquinhos Dantas que apresentou queda de 76,4% na sua rejeição. A última pesquisa de intenção de votos (09/11/2020), coloca a candidata Márcia Conrado com 53,7% dos votos, seguida de Socorro de Carlos Evandro com 16,3%, Vitor Oliveira com 9,2% e Marquinhos Dantas com 3,2%.

 

Porém esta mesma pesquisa apresenta elevado número de indecisos (cerca de 25% das intenções de votos, aplicando a margem de erro de 5,0% varia entre 20% e 30% o número de indecisos). Deixando margem teoricamente para a candidata Socorro de Carlos Evandro (maior crescimento em todo período eleitoral) colar na candidata Márcia Conrado. Entretanto lideres de partidos dos candidatos Socorro de Carlos Evandro e Vitor Oliveira informam que tem pesquisas de consumo interno que derrubam os resultados apontados pelos institutos Múltipla e OPINIÃO. O candidato Marquinhos Dantas afirma que as pesquisas são tendenciosas. E agora em quem acreditar? Quem esta falando com a verdade? ou quem esta faltando com a verdade?

Veja também:   Casal reza para que coração do bebê que esperam pare de bater

Diante do exposto fica a pergunta, quem levará as eleições municipais 2020? Márcia Conrado que vem pontuando a frente nas pesquisas, porém fugindo dos debates nas horas decisivas. Socorro de Carlos Evandro que apresentou maior crescimento em todo período eleitoral, e defendida pelos seus apoiadores como a mais preparada para assumir a gestão do Município. Vitor Oliveira que apresentou a maior queda em todo período eleitoral, ou Marquinhos Dantas que apresentou crescimento de 357% na última pesquisa divulgada.

PERDEU O DEBATE DECISÓRIO ENTRE OS CANDIDATOS A PREFEITURA DE SERRA TALHADA?

ASSISTA AGORA!