Publicado às 05h50 deste sábado (29)

Do Blog do Nill Júnior

Trovões e raios não costumam ser destaque por aqui. Mas a queda de um raio seguido de um estrondo ensurdecedor assustou a população de Afogados da Ingazeira na noite dessa sexta-feira (29) por volta das 18h20.

De todos os pontos da cidade, pessoas tiveram um grande susto. Ninguém se feriu. Alguns viram o clarão seguindo da onda de som do impacto no solo.

Um deles, segundo Márcio Araújo, Diretor do Vianão, caiu no estádio. “Ele caiu no para-raio de um dos refletores por traz das cabines. O fogo saiu embaixo, mas não queimou nada. O sistema funcionou”, disse.

Gente ligando pros filhos, meninos chorando, cães assustados, pessoas indo à rua, outros confundindo com uma grande explosão. A cidade parou diante do fenômeno. Raios foram vistos no entorno da área de instabilidade momentos depois. Até em outras cidades e distritos do entorno o raio ou o clarão foi ouvido.

Raio e trovão

A luz, que nós sempre vemos primeiro, é o raio ou o relâmpago – que significam a mesma coisa. O barulho, que vem logo depois, é o trovão. Essa diferença entre o raio ou relâmpago e o (trovão) acontece porque a velocidade da luz é mais rápida que a do som, por isso chega antes até nós, aqui na Terra.

O trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio. Como foi muito próximo, isso explica a explosão ensurdecedora e a sensação de ver a onda de som se espalhando cidade adentro. Por isso, mesmo com o susto, agradeça ao ouvir o trovão. Sinal de que o raio não pegou você…