Publicado às 15h15 desta terça-feira (1º)

A diretora da XI Geres (Gerência Regional de Saúde) revelou que o sistema de saúde em Serra Talhada já atendeu uma criança vítima de crise multissistêmica no último mês de agosto. Conforme a gestora, apesar da paciente ser de fora, da cidade vizinha de Princesa Isabel, na Paraíba, esse foi o primeiro atendimento da doença rara aqui na cidade. A declaração de Karla Milena foi durante o Programa do Farol, na TV Farol no YOUTUBE [veja aqui], no último sábado (29).

“Está nos preocupando também é o surgimento da crise multissistêmica que atinge crianças e adolescentes, nós já tivemos casos registrados em PE e tivemos um óbito. E na semana passada, dia 20 de agosto, uma pediatra daqui atendeu em seu consultório uma criança do estado da Paraíba do município vizinho de Princesa Isabel, com todas as características dessa síndrome pediátrica, transferiu para o Hospam, foi feito o teste rápido, e para a nossa surpresa a criança tava confirmada, deu reagente à Covid-19, tinha anti-corpos, e ela foi transferida para hospital Barão de Lucena [em Recife]. A criança está bem, está sendo acompanhada, mas já foi o primeiro caso de crise multissistêmica em criança que aconteceu aqui pertinho da gente, em um município que demanda muito atendimento para Serra Talhada”.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou, nesta segunda-feira (31), em coletiva de imprensa transmitida pela internet, que dez casos dessa crise rara foram notificados desde o início da pandemia em Pernambuco, incluindo a morte de uma criança de 9 anos. A SIM-P se apresenta com sintomas como febre insistente, dores abdominais, manchas na pele, irritação dos olhos, entre outros sinais. A síndrome ocorre em dias ou semanas após a infecção por Covid-19, segundo os médicos.

VEJA A ENTREVISTA DE KARLA MILENA