O presidente da Rússia, Vladimir Putin – Foto: Gavriil Grigorv/ Pool / AFP

Por Folha de Pernambuco

Da China a Cuba, os aliados do presidente russo, Vladimir Putin, felicitaram o chefe de Estado por sua reeleição com 87,28% dos votos, em uma eleição muito criticada pelas potências ocidentais.

China
“Sua reeleição reflete plenamente o apoio do povo russo”, afirmou o presidente chinês Xi Jinping em uma mensagem a Putin, segundo o canal estatal CCTV.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou estar convencido de que “sob a liderança estratégica do presidente Xi Jinping e do presidente Putin, as relações entre China e Rússia continuarão progredindo”.

Venezuela
Para o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, “Putin venceu a guerra e todo o conjunto do Ocidente” e “está marcando um longo caminho de reivindicação da nova Rússia para o mundo do equilíbrio”.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol pelo Instagram (clique aqui)

“Triunfou o nosso irmão mais velho, são bons presságios para o mundo”, acrescentou o presidente, reiterando sua “vontade inabalável de continuar trabalhando estreitamente” com a Rússia.

Cuba
O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, destacou que o resultado eleitoral é uma “demonstração confiável do reconhecimento do povo russo a sua gestão”.

“Continuaremos fortalecendo os laços entre Cuba e a Rússia, em setores identificados para o bem-estar dos nossos povos”, acrescentou em uma mensagem na rede X.

Nicarágua
O presidente Daniel Ortega chamou o resultado de “contribuição para a indispensável estabilidade da comunidade humana” e destacou “as exemplares e tranquilas jornadas eleitorais no enorme país amigo”.

Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Bolívia
O presidente boliviano, Luis Arce, afirmou na rede X que a vitória de Putin “reafirma a unidade do corajoso povo russo ao redor de sua soberania e desenvolvimento constante. Temos certeza de que continuaremos aprofundando os nossos laços de fraternidade e cooperação”.

Irã
O presidente iraniano, Ebrahim Raisi “felicitou sinceramente Vladimir Putin por sua vitória sólida”, segundo a agência estatal de notícias Irna.

Índia
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, felicitou Putin e pediu ao presidente russo para “reforçar ainda mais a colaboração duradoura, especial e privilegiada” entre os países.

Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, cujo país foi invadido pela Rússia há mais de dois anos, afirmou que as eleições “não têm nenhuma legitimidade”.

Putin está “embriagado de poder e quer governar eternamente”, destacou nas redes sociais.