Publicado às 16h20 desta segunda-feira (2)

Informe Publicitário

No último sábado (31), o Complexo Educacional Ferreira Silva, FESN, formou 110 profissionais da saúde em Serra Talhada. A colação de grau ocorreu na Câmara dos Vereadores de forma simbólica, com cerca de 20 alunos presentes seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19. A reportagem do Farol de Notícias acompanhou o evento e entrevistou a diretora e docente da FESN, Vandeilda Ferreira da Silva, a Secretária Municipal de Saúde de Serra Talhada, Lisbeth Lima, professores e alunos da instituição.

“Sou diretora e docente Enfermeira da FESN, nós temos 4 turmas formadas, sendo 2 turmas de radiologia e 2 turmas de técnico em enfermagem, que no total dá 110 alunos, mas devido a pandemia a gente fez só uma formação simbólica para não passar em branco. Não foi fácil nesse período de pandemia formar essas turmas no tempo hábil de 2 anos e 4 meses, até por conta do estágio, porque tinhámos que colocar eles no campo de estágio e a pandemia desfavoreceu bastante, mas conseguimos mesmo com todos os percalços e as dificuldades, dentro do tempo e muitos alunos já estão no campo de trabalho”, detalhou Vandeilda, acrescentando:

“Temos 6 cursos técnicos, 7 cursos profissionalizantes e 3 cursos de especialização, todos aprovados pelo MEC Portaria SEE n° 5617/2019. É gratificante vê-los se formando, aproveitamos o período da pandemia que também está precisando de profissionais e eles ficaram ansiosos porque já tinham propostas de emprego e eles só precisavam do diploma para entrar no campo de trabalho, para mim foi gratificante demais, porque já temos em torno de 30 alunos trabalhando, alguns já passaram na seleção do Hospital Eduardo Campos e outros estão trabalhando em clínicas particulares.”

O Complexo Educacional Ferreira Silva, FESN, já está espalhado em mais de 20 franquias em todo nordeste, a franquiadora fica localizada em Petrolina, tendo lojas em Salgueiro, Serra Talhada, e está abrindo uma em Garanhuns, tem em Recife, tem várias na Bahia, tem uma em Araripina, Juazeiro do Norte e uma em Juazeiro da Bahia. São cursos reconhecidos pelo MEC, aqui em Serra Talhada vai fazer 3 anos e a de Petrolina já tem 15 anos, são mais de 10 mil profissionais formados em todo o nordeste.

Mesmo com a pandemia e todas as dificuldades, a FESN de Serra Talhada conseguiu concluir os estágios dos alunos, e nunca pensaram em parar, mesmo que as turmas tenha sido reduzidas e os gastos com EPI tenham triplicado. A realização de sonhos e formação de profissionais sempre esteve como o principal objetivo da instituição.

O CORPO DOCENTE

Os professores são capacitados para a formação de novos profissionais e se orgulham dos alunos que estão se formando, reconhecendo os seus esforços e afirmando que os alunos são altamente capacitados e preparados para o campo de trabalho.

“Sou Técnico em Radiologia, professor no Complexo Educacional Fesn em Serra Talhada, é para mim uma grande satisfação estar formando as primeiras turmas. É um privilégio estar aqui formando eles, entregando os certificados e entregando novos profissionais para a área da saúde de Serra Talhada de Região. São profissionais bastante capacitados e com garantia de uma escola legalizada e com a certeza de que eles vão desempenhar bem o papel que a eles foi confiado, são alunos competentes, alunos treinados, alunos que nessa pandemia não desistiram e continuaram estudando e agora estão aptos a entrarem no mercado de trabalho, mostrando a diferença que a nossa instituição proporcionou na qualidade de ensino a eles”, detalhou o professor Leandro Queiroz.

A enfermeira e docente Albânia Gonçalves, também fez questão de falar sobre os alunos. “Sou Enfermeira, na Fesn eu sou professora de várias carreiras, já dei aula de ética, de saúde da mulher, saúde da criança. Eu me sinto muito honrada, é muita gratidão em ver uma turma que começou comigo desde o início ter chegado na reta final, ter concluído essa jornada de vida, então assim, eu fico extremamente feliz e muito orgulhosa pela formação dessa turma. Eu tenho certeza que estão saindo grandes profissionais, profissionais que realmente estão preparados para o mercado de trabalho, pois são altamente competentes e qualificados”, ressaltou.

Veja também:   As cores revelam o dia a dia em Serra Talhada nos anos 50

A SECRETÁRIA DE SAÚDE DE SERRA TALHADA COMEMORA 

A secretária de saúde de Serra Talhada, Lisbeth Lima, comemorou a formação de mais profissionais na área de saúde e afirma a importância para a Capital do Xaxado. “São mais profissionais que vão estar lutando, que vão estar trabalhando, vão estar na linha tanto de frente como prestando serviço à população, porque a gente sabe que nosso trabalho, o trabalho do enfermeiro, do técnico em enfermagem é um trabalho árduo e muitas vezes sofrido, porque você lidar com as dores do ser humanos, do próximo é difícil, mas também é gratificante quando a gente vê alguém que esteve doente que esteve sob nosso cuidados, se recuperar, sair curado de uma determinada doença, seja esta doença tratada em hospital ou em postinho de saúde”, explicou Lisbeth acrescentando:

“Você vê a gratificação da pessoa porque você orientou, você cuidou, uma mãe que chega com o bebê porque você realiza o pré-natal, enfim, de uma pessoa que foi vacinada e no caso na atual conjuntura que a gente vive da covid-19, sepegar a doença não desenvolver a forma grave, então para a gente é gratificante, uma turma de novos alunos na formação de técnico em enfermagem é muito importante, principalmente nessa pandemia que se precisa de mais profissionais. Além de ter formados em radiologia, que é de muita importância para a área da saúde.”

DEPOIMENTOS DOS FORMANDOS  

Alguns alunos foram entrevistados pela reportagem do Farol de Notícias e relataram as suas experiências em estudar no Complexo Educacional Ferreira Silva, FESN. Que relataram total satisfação com a instituição, principalmente o compromisso com o estágio, fazendo com que eles se formassem no tempo certo mesmo com a pandemia. Renata Ferreira, 25 anos, acabou de se formar como Técnica de Enfermagem e afirma que a FESN é a melhor.  “Sou Técnica em Enfermagem, o curso foi maravilhoso, eu aprendi muito. Os professores são de ótima qualidade, passaram para gente um grau de conhecimento enorme, estou totalmente preparada e apta para assumir um cargo. O estágio também foi excelente, conseguimos terminar a tempo, apesar da pandemia. Eu indico totalmente o curso, pode vir para a FESN que é o melhor.”

Celivânia Monteiro Alves, 32 anos, também indica a FENS para todos. “Estou me formando em Técnica em Radiologia e foi uma experiência maravilhosa, indico sempre as pessoas a procurarem a FESN. Os professores maravilhosos, estou preparada para o mercado de trabalho, procuro sempre evoluir. Estar com os pacientes e com os médicos é muito maravilhoso, o curso mudou completamente a minha vida, eu era muito tímida, mas conforme os dias foram passando eu ia me sentindo mais segura por conta dos professores que estavam sempre incentivando, educando, eu recomendo muito. O estágio foi incrível, foi no Hospital Regional Agamenon Magalhães, tinha tanto medo antes e depois da experiência eu ficaria até mais tempo no estágio. Eu super indico a FESN, os professores, diretora, são ótimos, sempre temos assistência da equipe.”

Reinaldo José de Souza, 42 anos, finalmente realizou seu sonho e agradece a FESN. “Para mim fazer o curso Técnico em Radiologia na Fesn foi excelente, um curso que não tinha em Serra Talhada e eu procurava esse curso a um bom tempo, quando eu soube que a instituição vinha e apareceu a oportunidade, eu não pensei duas vezes e fui fazer o curso. A gente não sabia que tinha uma pandemia no meio do caminho, mas a gente superou, muita dificuldade, muitas barreiras, mas foi ótimo, é um sonho realizado. Eu indico a Fesn, pelo que a gente saiba é a única instituição reconhecida pelo MEC e tem total credibilidade, quem quiser fazer com certeza eu indico, que é a melhor de Serra Talhada e região. Uma equipe de professores super gabaritados, a diretora Vanda é uma pessoa muito atenciosa, conseguimos fazer nosso estágio, temos um professor excelente, que se chama Ericson, que nos deu aulas teóricas e também foi o nosso preceptor no campo de estágio, deixava a gente muito confortável e hoje me sinto apto a trabalhar.”

Veja também:   Falta de testes contra a Covid provoca tumulto no Centro de ST

Amanda Gabriely, 21 anos, que já está trabalhando na área relata sua experiência. “Sou Técnica em Radiologia, o curso para mim foi uma experiência excepcional na verdade, passamos no curso 2 anos e 4 meses, realizamos todo nosso período de estágio com toda a proteção, não paramos o estágio diante da pandemia, estávamos sempre focados principalmente nas questões dos equipamentos para nos prevenir e logo após entrar no estágio eu já iniciei no campo de trabalho, graças a Deus e graças a Fesn, que nos proporcionou esse ambiente para ir direto para o mercado de trabalho. A FESN mudou completamente minha vida, sempre tive curiosidade no curso de radiologia, quando surgiu a FESN em Serra já sabíamos que era uma empresa de grande confiança e no final tudo deu certo, como esperado.”

Leila Cristina, 35 anos, que também já está trabalhando relatou sua experiência. “Sou Técnica em Enfermagem, o curso foi maravilhoso, apesar que tudo que a gente faz tem lutas e dificuldades, mas a gente crer que o o que está por vir é maior e melhor do que os desafios que a gente passa. Eu super recomendo a FESN, por ser uma instituição maravilhosa, com pessoas capacitadas, responsáveis. Já estou atuando no campo de trabalho como instrumentadora, a própria Fesn fez a indicação a um médico que estava precisando, antes de terminar o curso já estava trabalhando. O curso é uma coisa que eu sempre quis e nunca é tarde para correr atrás dos sonhos, me sinto muito grata, a Deus em primeiro lugar e em segundo a Vanda que se deixou ser usada por Deus para trazer a instituição como essa para Serra Talhada e eu estou realizada.”

OS CURSOS OFERECIDOS

A instituição FENS oferece 6 cursos técnicos, 7 cursos profissionalizantes e 3 cursos de especialização, são muitas opções para garantia de um diploma e melhoria na renda. Os cursos técnicos são: Técnico de enfermagem, Técnico de Radiologia, Técnico em estética, Técnico em veterinário, Técnico em segurança do trabalho e Técnico em administração.

Os cursos profissionalizantes que a FESN oferece são: Auxiliar em saúde bucal, Auxiliar administrativo, Atendente de farmácia, Cuidador de idoso, Hotelaria e turismo, Informática básica e avançada e Eletricista predial. Além de cursos técnicos e cursos profissionalizantes a FESN oferece cursos de especialização, que são: Instrumentação cirurgica, Tomografia e mamografia, Imobilização ortopédica e especialização em urgência e emergência.

SERVIÇOS

A FESN fica localizada na Rua Enock ignacio de oliveira, 336, 1º andar no Centro de Serra Talhada, em frente ao Pátio da Feira. Siga o Instagram @fesnserraratalhada para acompanhar as novidades e datas de inscrição. Para conhecer melhor a FESN pelo site clique aqui. Os telefones para contato são: (87) 99644-3537 e (87) 99615-3498 (ambos são WhatsApp).