sebastiãoNegando que a reunião com oposicionistas serratalhadenses, marcada com o governador Paulo Câmara (PSB) em Recife (veja), na próxima segunda-feira (5), terá um viés eminentemente político, o deputado e secretário de Transportes do Estado, Sebastião Oliveira (PR) avaliou que esse seja um gesto de respeito com as lideranças locais que sempre o apoiaram. Falando à rádio Líder do Vale FM, nesta sexta-feira (2), “Sebá” rechaçou a tese de que o encontro seja uma estratégia para neutralizar articulações políticas do prefeito Luciano Duque (PT) visando 2016. De acordo com Sebastião, diferente de Luciano que só estaria pensando na própria reeleição, ao ponto de esquecer da pauta administrativa, os oposicionistas irão reforçar pedidos diretamente ao chefe estadual como a instalação da Delegacia da Mulher, do IML, do Hospital Geral do Sertão e de melhorias em estradas vicinais. Na visão do secretário, esse é um grande sinal do ‘carinho especial’ que Paulo Câmara nutre por Serra Talhada.

Bem ao seu estilo, Sebastião cutucou o prefeito Luciano Duque dizendo que, enquanto o prefeito se esforça em “criar factóide com o Palácio”, a oposição e o governador querem discutir melhorias para Serra Talhada. “Enquanto ele (Luciano Duque) está mostrando que quer fazer política e criar factóide com o Palácio (do Campos das Princesas), nós estamos mostrando que o governador quer ficar do lado daqueles que sempre ficaram no lado dele. Talvez, simbolicamente o governador queira mostrar isso, apesar de não ter dito. O que ele (Paulo Câmara) me disse é que só vai discutir 2016 em 2016, porque tem muita coisa para acertar em Pernambuco. Mas que ele tem uma regra: ‘em 2016 eu vou estar com quem estava comigo em 2014. Porque se não eu tiver em 2016, com quem estava comigo em 2014, como é que eu vou gerar confiança em 2018 para as pessoas me apoiarem’. Essa palavra ele me disse ontem (1º)”, revelou Sebastião Oliveira, complementando:

“Mas como ele (Câmara) só quer tratar de 2016 em 2016, me pediu para trazer as oposições para primeiro mostrar que tem um carinho especial com Serra Talhada e que esse carinho não passa apenas em deixar o PSB em sintonia com o PR. Isso já está claro que estamos em sintonia. O que ele quer deixar claro é que tem uma preocupação com a cidade, entende a importância da cidade, e que quer procurar resolver os problemas de Serra Talhada. E mandou chamar algumas pessoas que me encomendaram demandas, porque essa pauta eleitoral não paga a conta de luz que aumentou, nem a gasolina que aumentou, nem diminui o desemprego e a crise que aumentaram… uma crise criada por um modelo de gestão irresponsável do PT, do qual o prefeito (Duque) faz parte. Então é isso o que a gente quer mostrar, procurar vencer a crise com muito trabalho… É essa a pauta socialista com o governador de Pernambuco”.

QUEM VAI?

Devem participar da audiência com o governador Paulo Câmara e o secretário Sebastião Oliveira o ex-prefeito Carlos Evandro (PSB), o pré-candidato Fonseca Carvalho, o líder do PMDB local, João Duque Filho, o pré-candidato Marquinhos Dantas (SD), o presidente do PSDC, Jailson Araújo, o pré-candidato pelo Psol, Ari Amorim, o presidente do PR local, Allan Pereira Sá, Ênio Melo, presidente do PPS municipal, o ex-prefeito Geni Pereira (Pros) e a vereadora Vera Gama.