Publicado às 05h45 desta sexta-feira (6)

Fotos: Celso García/Farol

Nesta quinta-feira (5), o Farol de Notícias esteve no Mercado Público de Serra Talhada e ouviu clientes e cozinheiras que relataram os problemas do Mercado, que não são poucos. Apesar da informação do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo em novembro de que o dinheiro estaria na conta para a reforma [relembre aqui], até o momento nada foi feito. Por outro lado, ainda que alguns estejam desacreditados, todos esperam ansiosos pelo início das obras.

Algumas das cozinheiras do Mercado Público e clientes lamentaram a promessa feita pela prefeita Márcia Conrado de que as reformas iniciariam ainda em dezembro do ano que passou, conforme relataram; também não esconderam a preocupação em relação aos problemas enfrentados em relação ao saneamento, telhado, manutenção, limpeza, pintura, fachada, etc. Das cozinheiras e dos clientes ouvidos, alguns têm esperança que a prefeitura irá cumprir o prometido, outros já perderam as esperanças (Confira abaixo). 

Outros problemas durante as chuvas

A história de que o Mercado Pública necessita de uma reforma não é recente. Há pouco tempo, em novembro, apenas 23 mm  de chuvas foram suficientes para deixar os comerciantes apreensivos quanto às suas mercadorias. Um vídeo enviado pela comerciante Rosinalda Nunes mostrava o estado que o local se encontrava durante a chuva, inundado devido às muitas brechas no telhado que precisa de reparos [relembre aqui].

Naquele momento, o Farol de Notícias ouviu Elyzandro Nogueira, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Serra Talhada que havia dito que o dinheiro para a reforma estaria reservado, aguardando apenas a finalização da documentação [relembre aqui].

O OUTRO LADO

Nesta quinta-feira (5), o Farol de Notícias ouviu novamente Elyzandro Nogueira, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo que, ainda sem uma data definida, confirmou a reforma: “Continuamos aguardando os trâmites dos documentos. Só podemos dar uma previsão exata de início com o documento que está em cartório”, destacou. 

Rejane Bezerra de Oliveira, 50 anos, cozinheira 

Não acredito porque a prefeita Márcia Conrado falou comigo que em dezembro resolveria essa situação, e dezembro já passou. Ela tem que dizer qual dezembro de qual ano.

Todos os problemas imagináveis existem aqui no Mercado. A energia é irregular, não podemos usar churrasqueira, porque dá curto-circuito; também tem sujeira, baratas, ratos. É precária a situação do Mercado! As paredes estão um horror, não convidam ninguém a entrar no mercado. A fachada não ajuda de jeito nenhum. Banheiro sujo, é um caos aqui!

O esgoto entope sempre, aqui na minha banca eu tenho até filmagem do esgoto entupido e eu tive que recorrer a gente de fora para desentupir, porque disseram que era problema da minha banca e eu era a responsável, e não era, porque quando eu falei com gente importante, rapidamente ‘choveu gente’ para arrumar a minha banca, pois não havia condições de atender com a podridão”.

Maria José da Silva, 51 anos, cozinheira 

Pode ser que agora saia no poder de Lula, mas é difícil! Essa reforma não vai chegar aqui não. Só acredito quando eu ver. Colocaram a gente para fora por quase cinco meses para fazer umas caixas de esgoto, e os esgotos vivem entupidos. Não sei que caixas foram essas que fizeram. Disseram que teria reforma, mas fizeram apenas umas caixinhas de esgoto, que nem valem a pena, porque todo mês eles têm que abrir porque entopem novamente. Têm dias que eles abrem duas, três vezes para desentupir.

Aqui não chegou reforma nenhuma. Todos os anos era pintado e nos últimos anos não foi mais. No governo de Márcia até agora não. Ela é uma pessoa muito boa, não tenho o que dizer dela, mas ainda não chegou nada aqui. Estamos esperando essa reforma”. 

Josenilda Teresina da Silva, 40 anos, vendedora do Serrano da Sorte, cliente desde 1995

 Eu creio que aqui terá melhoras, pois tem que reformar para chamar a atenção da clientela. 

A pessoa vem comer e quando chega aqui dessa forma, ninguém quer comer, ninguém quer sentar, vai procurar um canto melhor. Se houver um ambiente mais aconchegante, tudo pintadinho, bonitinho, com certeza vai chamar a atenção e será bom para as meninas e para a gente

Muitas mudanças foram feitas aqui, mas precisa passar por uma reforma grande, quebrar tudo e refazer. Eu creio que terá sim a reforma, que Márcia vai cumprir o que diz. É o que a gente espera.

Eu não trabalho aqui, mas como aqui, levo marmita para casa. Já presenciei esgoto entupido, mau cheiro, elas ligarem e o pessoal não fazer nada, deixei o prato e fui embora. Quem vai querer comer com mau cheiro? Já presenciei baratas aqui dentro, e o pessoal falar e a direção [do Mercado] não fazer nada. Seria bom que alguém tomasse uma atitude, porque a gestão daqui [do Mercado] parece ter somente nome. Esperamos mudança!”.

Valmir Gregório, 64 anos, pedreiro

Ela [prefeita] está fazendo muita coisa, provavelmente irá reformar. Eu acredito! Ela está calçando todas as ruas. Estou achando bom o que ela está fazendo

Com a reforma, vai ficar mais organizado,  porque aqui é cheio de cachorro. Lugar que vende comida não é para ter cachorro. Tem que ser limpinho e organizado, mas acho que ela vai organizar, se Deus quiser! e vai ser bom, porque limpeza é bom ter limpeza”. 

 

Chuvas trazem o caos ao Mercado Público de ST