Da Folha de PE

Amigos, colegas e fãs de Rita Lee estão em festa. Na noite da última segunda-feira (11), a cantora compartilhou, por meio dos Stories no Instagram, a notícia de que está totalmente curada do câncer. Desde maio de 2021, a artista de 74 anos tratava um tumor no pulmão, mantendo-se reclusa ao lado do marido, o multinstrumentista e compositor Roberto de Carvalho.

Famosos têm usado as redes sociais para celebrar o fato e enviar recados positivos para Rita Lee. “Roberto, fiquei muito feliz com a notícia que acabei de ler, diga a Rita da minha felicidade e diga a ela também do enorme amor que sinto por ela”, escreveu Ney Matogrosso, em mensagem publicada no Instagram.

O cantor Gilberto Gil compartilhou a notícia ao som da música “Refestança”, que batizou uma turnê de sucesso da dupla em 1977. O baiano é padrinho de Roberto, primeiro filho de Rita Lee. O músico Liminha também fez deixou uma mensagem para ela: “Muito contente de saber q Rita está bem”, ele comentou.

Em maio de 2021, a cantora foi diagnosticada com um tumor primário no pulmão esquerdo após exames de rotina. De lá pra cá, ela se submeteu a sessões de imunoterapia e radioterapia, duas formas de tratar a doença, uma das mais comuns no Brasil. Onze meses depois, recebeu a notícia de que está 100% curada.

Segundo estimativas de 2020 do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer no pulmão é o terceiro mais comum em homens (depois de próstata e cólon e reto) e o quarto em mulheres (depois de mama, cólon e reto e colo do útero). O Inca afirma que esse tipo de tumor é o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade.

Em rara entrevista (em setembro de 2021) – a primeira desde que recebeu o diagnóstico -, a cantora disse ao GLOBO que mantinha a energia e o bom humor, mesmo sob tratamento quimioterápico.

“Fiz um pacto com o universo, com o Criador, com os ‘seres de luz’, de que ia segurar a barra de ter um câncer no pulmão. Fiz a radioterapia e agora faço quimioterapia. Os exames estão ótimos. Mas fácil não é”, declarou, à época.