Saiba como receber o retroativo do Bolsa Família

Foto: Arquivo/ Farol de Notícias

Por PronaTEC Notícias

Depois de dois meses, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), finalmente começou a pagar o retroativo do Bolsa Família. Os titulares poderão receber as parcelas que não foram pagas em maio e junho. Vale salientar que o MDS realizou um grande pente fino, bloqueando diversos titulares. Agora, este grupo poderá receber a transferência de renda atrasada.

Vale salientar que o pagamento só será efetuado se a pessoa se enquadrar nos critérios definidos pelo MDS. Outro ponto que é importante mencionar é a diferença de bloqueio e cancelamento do benefício. No primeiro caso, há como receber o retroativo do Bolsa Família e voltar para a lista de beneficiários. No segundo, no entanto, a família perde direito à transferência de renda e precisa entrar para a fila de espera novamente.

Afinal, quem pode receber o retroativo do Bolsa Família?

Antes de mais nada é importante deixar duas coisas claras. O retroativo do Bolsa Família não será pago pelo Caixa Tem. A família precisará seguir outro procedimento para receber o benefício. Além do mais, o calendário de saques não seguirá a mesma ordem do que o calendário tradicional. Na realidade, os titulares que resolveram suas pendências primeiro, poderão receber antes.

Em maio, o MDS começou o pente fino do Bolsa Família, com as famílias unipessoais no alvo. Este grupo até pode receber o benefício. Contudo, havia a suspeita de fraudes. O TCU (Tribunal de Contas da União) apontou para um possível uso eleitoral do Auxílio Brasil pelo ex-presidente Bolsonaro (PL). O antigo Ministério da Cidadania concedia a transferência de renda sem verificar se a pessoa atende os critérios, aponta a corte.

Ou seja, titulares que já recebiam o Bolsa Família, se cadastraram como unipessoal – o que é crime. Então, o atual MDS suspendeu o pagamento de todos unipessoais cadastros no segundo semestre de 2022 e de outras famílias com suspeita de fraude. Após a análise, liberou pagamento para as famílias que atenderem aos critérios. E agora, podem receber o retroativo do Bolsa Família.

A partir do momento que o MDS notifica uma família, ela tem até 60 dias (dois meses) para atualizar o cadastro no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Caso o prazo não seja cumprido, o Bolsa Família é cancelado de forma automática – mesmo que o grupo não receba a transferência de renda de forma indevida. Os que atualizaram o cadastro, já podem receber o retroativo do Bolsa Família.

Afinal de contas, como sacar o benefício?

Conforme já mencionado, o retroativo do Bolsa Família não será depositado no Caixa Tem. Os beneficiários precisarão procurar por uma agência física da Caixa Econômica Federal. Dessa forma, poderão solicitar o resgate. É importante ter em mãos um documento de identificação com foto, como o RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Os saques podem ser feitos neste mês e a disponibilidade deverá ser consultada na Caixa.