Do Uol

Depois de muita expectativa, enfim o edital do concurso para professor da rede estadual de Pernambuco foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (1º). Serão abertas 2.907 vagas para todas as disciplinas da educação básica.

Há oportunidades para docentes que lecionam em 13 áreas do conhecimento. A maior oferta é para português e matemática. Juntas, essas duas matérias somam 1.103 vagas.

As inscrições para o certame começam no dia 23 de junho e vão até 18 de julho. O processo seletivo será conduzido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A taxa de inscrição vai custar R$ 130.

Já tem data do concurso para professor do Recife e de Pernambuco? Veja as últimas notícias
Concurso da Educação em Pernambuco terá editais separados para professor, analista e assistente educacional
As provas, com questões discursivas e objetivas, serão realizadas no dia 21 de agosto. Haverá aplicação do concurso em 16 cidades de Pernambuco. Serão nos municípios em que há Gerências Regionais de Educação (GRE).

Esse concurso foi anunciado em outubro do ano passado pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Os contratos serão para 200h e o salário base será R$ 3.900. Nesse valor não inclui gratificações.

“Baseado em concursos de outros Estados, estamos esperando um número alto de inscritos para o nosso concurso, superior a 80 mil candidatos”, diz o secretário de Educação de Pernambuco, Marcelo Barros.

“Vamos ter vagas para todas as disciplinas da educação básica, inclusive para professor de espanhol, que não é uma matéria obrigatória”, comentou Marcelo. (Veja abaixo a distribuição das vagas por matéria).

Segundo o secretário, a previsão é concluir o concurso ainda este ano. Mas as nomeações e convocações dos aprovados devem ficar para o próximo ano.

O último concurso para professor da rede estadual de Pernambuco aconteceu em 2015, quando foram ofertadas 2.400 vagas em seis disciplinas (português, educação física, matemática, física, química e biologia). Houve cerca de 4.900 nomeações, entre 2017 e 2020.

OUTROS CONCURSOS

Haverá mais dois concursos este ano para educação estadual, garantiu Marcelo Barros. Terá um com vagas para educação profissional, educação especial e para o Conservatório Pernambucano de Música. E outro para analistas e assistentes educacionais.

De acordo com a Secretaria de Educação, para o cargo de assistente educacional a exigência é ter ensino médio completo. Para analista, o candidato deve ter ensino superior completo.

“Nas próximas semanas vamos liberar o edital para analista e assistente educacional, com quase 600 vagas”, comentou o secretário de Educação.

VEJA DETALHES DO CONCURSO PARA PROFESSOR

Inscrição
23 de junho a 18 de julho

Onde

No site www.cebraspe.org.br