carnaval salgueiroIncentivar a formação profissional, incrementar a renda familiar e, ainda, fortalecer o artesanato local são alguns dos objetivos da oficina de adereços carnavalescos 2015, promovida pela Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – Sedes.

As inscrições estão abertas até o dia 16 deste mês e serão selecionados 25 artesãos e artesãs, residentes em Salgueiro, que tenham, pelo menos, o ensino fundamental I completo, sejam cadastrados no Cadúnico ou façam parte de algum programa de transferência de renda do governo.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Eliane Alves, a iniciativa fortalece o arranjo produtivo local e a identidade cultural. “O projeto agrega os valores de trabalhar a criatividade dos nossos artesãos e artistas plásticos, utilizando o ciclo carnavalesco e gerando renda, além de oferecer, ao folião, um produto inovador, exclusivo, com a cara de Salgueiro, que foi pensado a partir da originalidade do nosso Carnaval, da Bicharada do Mestre Jaime, do riso e da alegria do nosso povo”, explicou.

Para efetuar a inscrição, que acontecerá entre os dias 20 e 12 de janeiro, é necessário baixar a ficha para o preenchimento dos dados pessoais, no site da Prefeitura, anexa ao edital de chamamento, ou acessá-la, pessoalmente, na Sedes, na casa do Bolsa Família ou no Acessuas. No primeiro caso, o envio pode ser feito pelo e-mail [email protected].

O resultado da seleção será publicado no próximo dia 19, na internet. Os adereços produzidos receberão a etiqueta do projeto Artesanato Salgueiro Criativo e serão expostos em um estande para a venda, no polo Bomba.

A renda gerada será administrada pelos próprios integrantes do grupo.