salgueiroTamboris, trapiás, arapiracas e catingueiras passam a fazer parte da paisagem do município de Salgueiro com o programa de arborização desenvolvido pela prefeitura, por meio das secretarias de Serviços Públicos, de Planejamento e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural.

150 mudas já foram plantadas e, até o mês de setembro, serão, ao todo, mil novas árvores. Nesta primeira etapa do programa, serão priorizadas as áreas das margens de canais, riachos e açudes. A avenida Beira Canal já foi finalizada e os serviços seguem para os açudes Velho e Novo.

Veja também:   "Homem Aranha" escala poste em ST e faz furtos

De acordo com o diretor de Gestão Ambiental, Gustavo Marques, as mudas têm o tamanho mínimo de 1,8 metros e, neste momento inicial, têm o objetivo de recompor a mata ciliar protegendo os espelhos d’águas com a redução da evaporação, além do melhoramento das condições climáticas e da criação de áreas sombreadas para os pedestres.

Numa segunda etapa, que deve ser cumprida até o fim de 2016, mais quatro mil árvores embelezarão a sede e os distritos do município, promovendo a qualidade do ar e a diminuição da temperatura. Espaços públicos como parques, praças, canteiros centrais e principais entradas da cidade receberão mudas de ipês amarelo, roxo e branco, oitizeiros e salgueiros.

Veja também:   Serra-talhadense luta contra câncer de mama

Neste último caso, a árvore símbolo do município está sendo produzida pela técnica conhecida como estaquia, que utiliza partes da planta matriz para obter outras iguais, no Parque de Exposição, onde funciona a Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Os demais vegetais são adaptados ao bioma semiárido e seguiram a determinados critérios para a sua escolha. “Para trabalhar calçadas e canteiros, o diâmetro do caule não pode ser muito grosso. Selecionamos, portanto, plantas de médio porte e com flores, o que vai trazer mais beleza à paisagem. Além disso, são árvores resistentes ao regime hídrico do semiárido”, explicou Gustavo Marques.

Veja também:   Presidentes da Fiepe e da CNI são presos