Publicado às 04h48 desta quarta-feira (17)

A Vigilância Sanitária de Serra Talhada realizou uma visita de vistoria nessa terça-feira (16) na sede da Central de Regulação do Samu 192. A reportagem do Farol de Notícias apurou que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recebeu denúncias de irregularidades administrativas desde documentais a serviços prestados aos funcionários.

A vistoria buscou documentos e registros dos atendimentos, registrou em fotografias as estruturas e equipamentos do prédio, além de averiguar o serviço de alimentação ofertado para os profissionais, que provocou infecção intestinal em alguns colaboradores do Samu. A queixa formalizada no MPPE também visou o atraso dos salários, que já foi manchete do Farol de Notícias (relembre) e descarte do lixo biológico e de resíduos perfurocortantes.

A denúncia atinge em cheio a empresa que atua na administração das bases descentralizadas do Samu 192, a ITGM (Instituto de Técnica e Gestão Moderna), contratada pelo  Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – Cimpajeú, por meio de licitação, mas que sempre esteve na mira do Ministério Público.

O Samu da III Macrorregional de Saúde atende cerca de 860 mil habitantes nas cidades que competem às VI, X e XI Gerências Regionais de Saúde (Geres). Com 12 unidades de Suporte Básico (USB) nas seguintes cidades de Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ingazeira, Carnaíba, Flores, Tabira, São José do Egito, Sertânia, Iguaracy, Manari, Petrolândia e Flores.