Foto: Arquivo Farol de Notícias

Após matérias do Farol de Notícias sobre a falta de ambulâncias no Samu com sede em Serra Talhada o Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ emitiu uma nota explicando o problema e esclarecendo que já há ambulâncias disponíveis para os atendimentos. Leia a nota na íntegra

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ informa que os reparos de todas as viaturas do SAMU estão sendo providenciados com a maior brevidade possível.

A frota de carros do SAMU da III macrorregião é antiga, especificamente do ano de 2012, veículos estes expostos a
situações extremas de uso. Impiedoso frisar que para uma possível renovação de frota se faz necessário à efetivação de repasses do Governo Federal e Estadual específicos para investimentos em renovação da frota, ocorre que tais repasses não ocorreram nos últimos anos, inviabilizando a renovação da frota.

A Presidência do CIMPAJEÚ juntamente com sua Diretoria busca a todo momento obter repasses para investimentos no programa, no mês de setembro Dr. Paulo Alves – Diretor Medico esteve em Brasília – DF tratando desta pauta e no Mês de Outubro Janaina Diniz – Gerente Geral Do SAMU também se fez presente em Brasília – DF com o intuito de melhorar a qualidade na prestação do serviço a população.

No que tange a suposta alegação de omissão de socorro eis uma noticia inverídica, tendo em vista que o serviço do SAMU em que pese não ter tido a disponibilidade de encaminhar uma equipe de socorro ao local do fato, por circunstancias alheias as normais, procedeu com a ocorrência, realizando o atendimento virtual por meio da central de regulação e já encaminhando a ocorrência para o corpo de Bombeiros Militar da Região.

Diante da alegação que o município de Serra Talhada estaria sem viatura em razão de inadimplência de repasses ao CIMPAJEÚ o consórcio informa que antes mesmo da referida ocorrência o município em referência já havia regularizado os débitos por meio de parcelamento que vem sendo adimplido rigorosamente.

Na situação em apreço o CIMPAJEÚ enquanto órgão gestor do serviço do SAMU da III Macrorregião entende que de fato o
serviço não pode ser prestado em sua totalidade, todavia, as providencias necessárias já estão sendo tomadas com o intuito de suprir as necessidades da população, entretanto, repita-se que a frota de veículos do SAMU possui mais de 10 anos de uso, apenas podendo ser renovada mediante repasses do Governo Federal e Estatual, que até o presente momento não ocorreram, contudo a aqui do SAMU trabalha na prevenção de manutenção dos veículos com o intuito de evitar a baixa dos veículos.

Ademais, cumpre informar à população que o SAMU de Serra Talhada já se encontra com viatura disponível para realização do Serviço de Socorro de Urgência. Esperando, assim, ter contribuído para dirimir algumas dúvidas existentes com os presentes esclarecimentos, pomo-nos à disposição para tratar de eventuais dúvidas ainda existentes.