SAÚDE: PMST convoca órgãos públicos para enfrentamento ao mosquito da denqueA Secretaria de Saúde de Serra Talhada, através do Núcleo de Vigilância em Saúde, começa a planejar uma ampla operação de combate à dengue no município. Para isso, mobiliza reunião, na próxima segunda-feira (11), com vários órgãos para fortalecer a iniciativa, que busca diminuir o risco de avanço na incidência do mosquito Aedes Aegypti na Capital do Xaxado.

De acordo com Aron Araújo, coordenador da Vigilância, serão convocados para encontro a Compesa, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), equipes da Secretaria de Saúde além de representantes da Secretaria Municipal de Educação e Serviços Públicos para montarem um plano de enfrentamento, bem como contribuir no fortalecimento da conscientização da população.

“A nossa ideia é que cada órgão possa contribuir fazendo a sua parte. Com essa crise no abastecimento, muita gente está tendo que estocar água por vários dias e isso poderá contribuir com a criação de focos do mosquito transmissor, que gosta da água limpa para fazer a sua ovoposição. Então, a nossa intenção é pensar uma estratégia de atuação em conjunto”, explicou Araújo.

Neste sentido, uma das propostas que serão levantadas é que se iniciem um trabalho amplo de conscientização nas escolas do município; com o apoio da Compesa, verificar questões concernentes ao abastecimento no sentido de contribuir para a montagem, por parte da Vigilância, de uma estratégia de atuação de contenção de focos.

Bem como com ajuda da Secretaria de Serviços Públicos iniciar outra frente de trabalho, agora, voltada para a identificação de focos também de muriçocas, com a retirada de lixos de valas e poças existentes nos bairros. “A ideia é não deixar Serra Talhada entrar na zona de risco”, avisa Aron Lourenço.