A prefeitura de Serra Talhada iniciou um trabalho mais ousado no combate ao consumo de drogas e pretende colher os frutos em breve.

Após inaugurar o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS-AD) no bairro da AABB, o governo inaugurou também, no último dia 13, o Centro de Atendimento aos Usuários de Drogas (CAUD) – localizado às margens da BR-232. Segundo a prefeitura, serão investidos cerca de R$ 80 mil no projeto nos próximos seis meses.

O centro tem capacidade para atender até 35 dependentes, que serão acompanhados diariamente por assistentes sociais, psicólogos, terapeutas e educadores. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Josenildo André, antes da inauguração, houve um longo trabalho de diagnóstico em torno dos dependentes químicos.

“Realizamos um estudo social durante oito meses ouvindo os familiares e os usuários. Com a conclusão desse trabalho, partimos para o funcionamento do CAUD”, disse o secretário, informando que a iniciativa é fruto de um projeto apresentado ao Banco Santander.

Áreas de trabalho

Ainda de acordo com o secretário, um estudo realizado pelo governo apontou a necessidade de se trabalhar em quatro áreas: combate às drogas, ao abuso sexual de crianças e adolescentes, apoio ao menores que cometeram atos infracionais e combate aos maus tratos na família.

Satisfeito com os primeiros resultados, o CAUD já acompanha 18 usuários de drogas entre 14 e 17 anos. Duas crianças também são assistidas pelo programa. “Eles passam o dia inteiro no espaço. Fazem refeições, tomam banho e participam de atividades laborais. Como oficinas culturais, horta comunitária, etc. Neste cenário, o que chama a atenção é que a maioria se encontra fora da escola”, informou Josenildo André.

Acrescentando: “O CAUD é a resposta do governo a um grave problema que nos aflige”. Foram investidos R$170 mil para estruturar o Centro de Atendimento aos Usuários de  Drogas.