O programa do Governo de Serra Talhada de assistenciar cada distrito com uma ambulância de plantão foi aprovado pelos moradores das comunidades rurais. Segundo o prefeito  Carlos Evandro,  o objetivo é acelerar ainda mais o processo de entrega de novos carros ainda este semestre.

“Vamos entregar novas ambulâncias e também reformar alguns postos de saúde. Você não imagina a importância deste transporte na zona rural”, disse o prefeito, que também é médico.

O FAROL foi verificar de perto como vem sendo utilizado o serviço. No distrito de Santa Rita, um dos mais carentes do município, o posto de saúde passou por uma reforma completa e semanalmente há médico no local. Entretanto, a ambulância passou a ser motivo de orgulho para os moradores. O serviço foi instalado em 28 de janeiro. Segundo o motorista da ambulância, Cícero Honório, já foram feitas mais de trinta viagens  de socorro até Serra Talhada.

“A que mais me emocionou foi um caso de uma senhora que teve um principio de infarto e saimos em disparada. Se não tivesse a ambulância ela estava morta”, disse Honório. Localizamos a dona de casa Josefa Rozendo dos   Santos, de 61 anos, que após  sofrer o infarto está em processo de recuperação.

“Primeiro Deus e depois esta ambulância. Foi a melhor coisa que poderia ter vindo para Santa Rita. Se não tivesse este carro eu estava morta”, disse “dona” Josefa, bastante emcionada. Antes, quando não tinha a  ambulância, os moradores procuravam cabos eleitorais que faziam o serviço  em caminhões, e ainda buscavam faturar votos. Hoje, esta realidade é coisa do passado.

 

Acompanhe nossas matérias pelo

twitter e facebook