Publicado às 04h40 desta quinta-feira (22)

No próximo domingo (25) um Sistema Simplificado do Embrapa será inaugurado em Serra Talhada. Umburana do Tonhé é a primeira comunidade a receber o Sistema, doado pelo deputado Federal Sebastião Oliveira. A inauguração contará com a presença de Sebastião Oliveira e do Superintendente Nacional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Durante entrevista ao programa Falando Francamente na TV FAROL no Youtube [veja o vídeo abaixo] Sebastião explicou como funcionará o projeto e adiantou, também, que haverá inauguração na Barragem de Serrinha.

“Na comunidade de Umburana que faz divisa com Mirandiba, onde instalamos o Sisteminha Embrapa, que consiste em um tanque com água para que tenha o peixamento e também a irrigação da horta comunitária, além disso existe também instalação de um chiqueiro de galinha para corte e abate e outro para produção de ovos, fazendo assim que toda comunidade que receba esse Sisteminha ela possa ser autossustentável, vai ter o peixe, os legumes da horta, vai ter o ovo, a galinha para abate e é feito todo um treinamento pelo Embrapa dessa comunidade. É um estudo piloto que estamos fazendo em Serra Talhada e pretendemos instituir isso para toda a região que seja necessária. Então em Serra Talhada é o primeiro Sisteminha desse, já foi feito em Inajá através da instituição PROVIDA que é quem toca o Sisteminha da Umburana. Queremos ver como é que dá certo e óbvio que vai dá, porque deu em Inajá e nós pretendemos estender isso para as comunidades rurais que estão bem distantes do braço do poder público municipal. Onde o governo municipal esquece, eu faço questão de lembrar”, explicou Sebastião Oliveira.

Veja também:   Médico serra-talhadense é preso suspeito de agredir esposa na PB

BARRAGEM DE SERRINHA

Ainda durante a entrevista, ‘Sebá’ revelou que haverá a inauguração, nesse domingo (25), do novo sistema hidromecânico das comportas da Barragem de Serrinha, que estava comprometido. Um investimento de R$ 1,6 milhão, através do Ministério de Desenvolvimento Regional.

“Dia 25 tanto quero inaugurar a Barragem de Serrinha, que demos ordem de serviço em janeiro deste ano ela paralisou em março por conta da pandemia, passando 45 dias parada, mas ficou pronta em julho e vamos entregar. Nós vamos entrar junto com o coordenador e o Superintendente Nacional do Dnocs, essa importante obra para Serra Talhada, todo mundo sabe da importância da Barragem de Serrinha, ela tem uma importância na pesca artesanal de cerca de 100 famílias, a importância também de não deixar,  7.260 cabeças de animais entre bovinos, caprinos, suínos morram de sede”, pontuou.

Veja também:   Grande empresa de ST é alvo de investigação do MPPE

CLICA NO VÍDEO E ASSISTA ENTREVISTA DE SEBASTIÃO OLIVEIRA