Publicado às 05h05 desta quarta-feira (8)

Em resposta às declarações do Deputado Federal Sebastião Oliveira, durante entrevista em uma emissora de rádio no último dia 30/12/2019, e repercutida no Farol de Notícias, no dia 04/01/2020, onde o mesmo tentou desqualificar o trabalho desenvolvido na educação do município, a Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Educação, pede respeito aos mais de mil servidores que se dedicam com todo empenho para fazer uma educação de qualidade em nosso município.

É notório que a “crítica pela crítica”, com objetivos político e partidário, em nada contribuem para que nossa Educação prospere. Posto isto, insistimos para que aqueles que fazem oposição a este governo vejam o trabalho desenvolvido pelo município com mais humildade, e que se desprendam da venda da arrogância e possam enxergar que os esforços de todos os colaboradores não estão sendo em vão.

O município evoluiu consideravelmente nos resultados, não havendo parâmetros de comparações, nem mesmo da própria Secretaria Estadual entre Municípios como o nosso a municípios de pequeno porte. É válido ressaltar que no processo essa comparação é o que menos importa, já que inúmeros fatores são considerados para que possamos, com segurança, falar sobre índices. Faz-se necessário lembrar que em sete anos de governo, saímos da casa de um IDEB 3 para 5.

Atualmente, o município conta com escolas superando todas as metas previstas pelo MEC ficando entre as três melhores do Estado. No bairro Borborema, temos escola com IDEPE acima de 7. Um feito que apresenta o potencial das crianças e o empenho de toda equipe de profissionais que se dedicam para uma educação melhor.

Nestes 7 anos de governo, entregamos vários equipamentos educacionais, construímos cinco creches (Vila bela, IPSEP, CAGEP, Caxixola e Borborema), estamos construindo mais duas, nos bairros Mutirão e Cohab. Além de entregarmos duas escolas de doze salas, contemplando o Bom Jesus e o IPSEP. Outra escola, do mesmo porte, está sendo construída no bairro Vila Bela e outras ainda estão por vir em 2020.

Aumentamos a frota de ônibus escolares, garantimos merenda de qualidade para todos os estudantes da rede municipal. Compramos equipamentos e mobiliários para todas as escolas e creches novas, além da aquisição de outros para as demais escolas da rede. Construímos quadras poliesportivas em Luanda, Caiçarinha da Penha, Bom Jesus (Dadá), Centro (José Patú) e a cobertura da quadra do Mutirão.

Entregamos 107 projetores Proinfo com lousa digital. Adquirimos brinquedos didáticos destinados a creches e escolas. Compramos e distribuímos para as escolas mais de 7 mil kits de língua portuguesa e matemática para apoio à realização da Prova Brasil.

Fizemos adesões e garantimos suporte aos programas Alfabetizar com Sucesso, Novo Mais Educação, Mais Alfabetização e Criança Alfabetizada. Firmamos parcerias com o Pibid e Residência Pedagógica e com o Programa Saúde na Escola. Realizamos inúmeras ações pedagógicas com um alto investimento financeiro em material didático atendendo as exigências dos programas.

Para melhorar a comunicação e os trabalhos das secretarias escolares, além de oferecermos constantes treinamentos a estes profissionais, instalamos internet em todas as escolas da Sede.

Fizemos reformas, ampliações e adequações nas estruturas físicas na maioria das escolas, sendo que nossa meta é ainda recuperar toda a rede. Ampliamos nossa equipe de coordenadores pedagógicos, oferecendo treinamentos a todos os gestores e coordenadores. Investimos em inúmeras formações direcionadas à alfabetização.

Fomos mais ousados, reconhecemos que precisávamos avançar mais rápido e buscamos alternativas para melhorar a alfabetização. Aderimos ao Programa Educar pra Valer em parceria com a Fundação Bem Comum e Fundação Lemann e criamos o Educa Serra, programa de excelência em técnicas de alfabetização. Vamos conseguir, finalmente, alfabetizar nossas crianças na idade certa.

Com isso, trouxemos para o nosso município uma mudança de paradigmas imensurável. Trouxemos inovação e direcionamento pedagógico e materiais para nossos professores. Estamos enfrentando uma batalha contra o cansaço e a exaustão porque nosso trabalho aumentou consideravelmente. No entanto, sabemos que estamos no rumo certo porque sete escolas nossas apresentaram IDEPE acima de 6 (seis) em 2018, a grande maioria hoje se encontra com IDEPE na casa dos 5. Isso é fruto de muito trabalho e investimento.

Com o devido respeito aqueles que se habilitam a tentar nos desmotivar, chamamos a atenção para algo muito importante. Para o fato de que todos estes verbos no plural e a escrita desse texto em terceira pessoa são para mostrar-lhes, que tudo isso se faz com a garra e muita competência daqueles que têm dado o seu melhor. Estas pessoas estão incansavelmente perseguindo melhores resultados para Serra Talhada. Nossos professores, auxiliares de serviços gerais, porteiros, merendeiras, agentes administrativos, diretores, gestores escolares, gerentes, coordenadores, secretários, prefeito, vice-prefeito e demais colaboradores, famílias e alunos.

No mínimo, é desrespeitoso que a oposição continue atacando a Educação como se nada fizéssemos. O esforço dessas pessoas, especialmente de nossos professores e alunos vale muito e deve ser respeitado. O futuro de nossa Educação já começou e em breve estaremos aqui, juntos, para aplaudir esses resultados de pé, pois como disse outrora o nobre deputado, “ educação não se personifica”.

De fato, o deputado tinha toda razão. Educação de qualidade se faz de braços dados. Faz-se com competência, coragem e empenho de uma equipe. Por fim, deputado, ficamos por aqui aguardando suas propostas de melhoria para a Educação de Serra Talhada. Aguardamos o direcionamento das verbas e emendas das quais o senhor tem direito de direcionar, para que estas cheguem logo para nos ajudar a melhorar este modelo que não lhe satisfaz.

Aproveitamos para convidá-lo, quando estiver de passagem por aqui, para que visite nossas escolas. Venha contemplar como elas estão e nos ajudar a buscar soluções para os problemas que ainda não conseguimos. Nossa Educação está de portas abertas. Venha ver como nossos professores trabalham bravamente, para que possa constatar que eles não podem estar sujeitos a uma exposição injusta, que desdenha de seu trabalho.

Atenciosamente,

Marta Cristina Pereira de Lira Fonte
Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Serra Talhada- PE