Publicado às 6h deste domingo (26)

Em entrevista polêmica e exclusiva ao Programa do Farol, no Youtube neste sábado (25), o deputado federal Sebastião Oliveira abriu o verbo sobre o fato de ter sido vítima de fake news nos últimos dias em Serra Talhada [veja aqui]. Após ver seu nome sendo compartilhado em várias redes sociais e até em rádio local, como se tivesse votado contra a prorrogação do auxílio emergencial, no Congresso, Sebastião disse porque decidiu processar todo o mundo. Ele ainda lamentou o fato do prefeito Luciano Duque ter se solidarizado com um dos propagadores dessa notícia falsa, na cidade.

“Acho que eu e qualquer homem público que procura trabalhar e fazer os seus afazeres de modo correto ele não pode tolerar fake news. Eu não vou tolerar. Se há uma coisa que eu não vou tolerar é fake news. Então eu contactei e contratei advogado aí em Serra Talhada e nós entramos com um processo contra as pessoas que divulgam fake news. O crime não é só de quem faz a fake news é também de que a distribui, de quem posta e quem faz. Não adianta estar com fake news, é crime e vai ser votado no Congresso Nacional. Não dá pra confundir liberdade de expressão e detração moral”, disse Sebastião, alertando:

“O fato de ter uma conta no Facebook, no Instagram, no WhatsApp, ou qualquer rede social não dá diploma de jornalista e nem diploma para agredir qualquer adversário seu, e essas coisas precisam ser tratadas com muita intolerância do jeito que se trata preconceito de raça, de gênero. As fake news também devem ser tratadas com total intolerância. Se quer ganhar [eleições] que ganhe no campo das ideias, se quer me atingir, me atinja no campo das ideias e nos erros que eu cometi. Agora, colocar fake news em momento que eu não pratiquei tal ato? Vou tratar com total intolerância”.

“QUEM EU IDENTIFIQUEI, PROCESSEI”

“Não tenho nada contra pessoalmente às pessoas que divulgaram isso, mas contra fake news a gente tem que ser intolerante, a gente entrou com processo contra quem a gente conseguiu identificar [a propagação], e quem a gente não conseguiu identificar, infelizmente, os que tornaram identificados que sirvam de exemplo para que os outros não possam achar que a conta no Facebook lhe dê o direito de estar falando o que quiser e da maneira que quiser. Você tem responsabilidade com a vida dos outros. Não quero ser julgado pelo o que eu não faço não, quero ser julgado pelo que eu faço e aí eu aceito qualquer crítica, isso é da democracia. Então essa questão de fake news eu não vou tolerar, vai para as barras dos tribunais, não quero saber quem é”, disparou.

RÁDIO E RADIALISTA

“Eu não agi de forma equivocada, quem fez a fake news e quem transmite a fake news, quem replica e quem propaga é tão delituoso quanto quem fez. Mesma coisa eu fiz aí com uma rádio, me mandaram um áudio de uma rádio aí de uma locutora que também falou que votei contra a prorrogação do auxílio [emergencial], também entrei na Justiça contra ela, entrei na Justiça contra a rádio, apesar de respeitar muito o dono da rádio, mas essa questão da fake news tem que ser combatida”, afirmou o deputado.

SOBRE LUCIANO DUQUE

Sebastião lamentou o fato do prefeito Luciano Duque ter se solidarizado, publicamente, com um dos autores da fake news contra o deputado.

“Lamento muito que o prefeito Luciano Duque tenha se passado a esse ponto de querer colocar o carimbo dele em fake news. Todo mundo me diz que ele tem um gabinete preparado da milícia digital para fazer fake news. Eu não acredito, porque se estivesse fazendo isso eu já estava fazendo detração contra ele. Eu não vou fazer. Não posso dizer aqui que Luciano faz fake news ou que ele produz ou manda produzir fake news. Agora, se ele está hipotecando solidariedade a alguém que replicou fake news ele está querendo botar o garimbo dele de que é conivente com a propagação de fake news”, disse Sebastião, mandando um recado:

“Prefeito, se o você fez isso, você está indo na contramão do mundo inteiro e o Brasil inteiro está propondo nesse momento, que é extirpar a tal da notícia falsa. Eu acho que o senhor já deve ter sido vítima, algum dia, de notícia falsa, então sabe o quanto dói. Lamento muito que o senhor num momento pré-eleitoral esteja hipotecando a sua assinatura a quem transmite ou faz fake news. Eu lamento muito prefeito, que o senhor tenha se passado para isso, lhe dou nota zero para esse assunto. Porque se fosse alguém meu que estivesse fabricando fake news contra o senhor, eu estaria do lado da verdade”.