G1 

A Secretaria de Saúde de Pernambuco divulgou, neste domingo (1º), que descartou mais um dos casos suspeitos do novo coronavírus no estado, totalizando oito descartes. Uma nova notificação foi feita e, com isso, o governo estadual investiga cinco possíveis pacientes com a doença. No sábado (29), eram sete pacientes com diagnóstico descartado para covid-19 e cinco em investigação.

Na lista divulgada pelo Ministério da Saúde neste domingo (1º), Pernambuco figurou com cinco casos suspeitos e dois descartados. No Brasil, eram duas pessoas com a confirmação da doença, ambas no estado de São Paulo, e 252 ainda em investigação.

Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde.

Dos 13 casos notificados desde a terça (25), sete foram atendidos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência da rede pública para esse tipo de suspeita na capital pernambucana, e outros seis pacientes foram atendidos em hospitais particulares do Recife e de Olinda.

A Secretaria de Saúde informou que, a partir deste domingo, não mais divulgaria o perfil detalhado dos pacientes, como vinha fazendo. Dos casos descartados em Pernambuco, todos já receberam alta médica.