Publicado às 13h36 desta segunda-feira (15)

Após um final de semana conturbado pelas denúncias de negligência no atendimento, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu uma nota oficial rebatendo as declarações dadas pela família ao Farol de Notícias.

A idosa em questão tem 64 anos e segundo os familiares teria dado entrada na ala de Emergência Respiratória do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam) na quarta-feira (10) com sintomas de covid-19 e teria ficado cerca de sete horas em uma fila de espera para ser atendida. Mesmo depois de internada a família não conseguia informações sobre o seu estado de saúde.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO//ASSISTÊNCIA À COVID-19 NO HOSPAM

A direção do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam) informa que a paciente citada na reportagem deu entrada no serviço na última quinta-feira (11.06), passou pela triagem da unidade respiratória e recebeu atendimento médico conforme protocolos clínicos estabelecidos. Foi coletado swab para confirmação ou descarte da Covid-19. O resultado já foi informado aos familiares pelo hospital. É importante destacar que não foi feito teste rápido para a doença pois o quadro não se encaixava nos critérios técnicos recomendados.

A paciente segue internada na unidade respiratória, recebendo toda a assistência devida, sem previsão de alta. A unidade esclarece, ainda, que em nenhum momento a senhora foi removida ou transferida do setor. Em relação à medicação citada na reportagem, a direção do hospital informa que a paciente apresenta uma doença pulmonar prévia e o medicamento (nebulímetro usado para tratamento de doença respiratória) foi prescrito para tratar a patologia e a paciente deve continuar usando o aparelho após alta hospitalar, segundo recomendações médicas. Vale ressaltar que todas as medicações necessárias para o manejo clínico da paciente durante o internamento estão disponíveis na unidade.

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Por fim, a direção do Hospam reitera que a unidade respiratória do serviço vem registrando, nas últimas semanas, aumento no número de atendimentos e internamentos. Todos os pacientes admitidos passam por avaliação e anamnese minuciosas da equipe multidisciplinar com o intuito de prestar a melhor assistência aos usuários com suspeita ou confirmação do novo coronavírus. A unidade lamenta que, diante do período de pandemia que o Estado vivencia, o serviço seja alvo de desinformação e fake news e reforça que está à disposição da população para esclarecimentos das dúvidas.

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