Secretária se pronuncia após denúncia de mãe sobre filho autistaPublicado às 05h45 desta segunda-feira (230

Após matéria [relembre aqui] publicada no Farol sobre uma mãe de criança autista que reclamou do mau atendimento dos funcionários da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, a equipe de reportagem procurou a secretária Núbia Sampaio para esclarecer o caso. Confira abaixo a nota da gestora, na íntegra.

NOTA PÚBLICA

O Cadastro Único é a uma ferramenta do Governo Federal utilizada para mapear as famílias de baixa renda do Brasil. O cadastro é feito pelos postos de atendimentos ou CRAS no município de residência da família. Em Serra Talhada temos a Central do Cadastro Único para Programas Sociais e os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para cadastrar essas famílias.

Devido à grande demanda de atualizações cadastrais a Central do Cadastro Único, atualmente atende preferencialmente com ficha pela manhã, porém quando o atendimento fica mais livre começamos atender o público sem ficha, o que acontece geralmente depois do meio-dia. Respeitamos nossos usuários e entendemos que todos precisam de atendimento, contudo nós compreendemos que as pessoas por terem o costume de chegar muito cedo ao espaço precisam ser atendidas mais rápido. Na fila de espera da Central dispomos de pessoas idosas, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com criança de colo que também precisam ser atendidas com prioridade e isso sempre é feito todas as manhãs.

O atendimento da Central não se resume apenas as atualizações cadastrais, todas os dias temos inclusões e transferências do Cadastro Único, como também averiguações cadastrais agendadas e encaminhadas pelas Assistentes Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Temos também as informações onde geralmente passam mais de 100 pessoas por dia durante todo nosso expediente (das 7h às 14h). Nas informações é possível obter orientações sobre os benefícios e programas sociais ofertados pelo Cadastro Único, assim como impressões de folhas resumos e encaminhamento para os CRAS.

Vale ressaltar que os CRAS têm o serviço de atualização cadastral feito pela Central o que torna mais cômodo para os usuários que moram próximo ao CRAS. Lembrando, temos 4 CRAS no nosso município (CRAS MUTIRÃO, CRAS CAXIXOLA, CRAS BOM JESUS e CRAS VILA) e ainda contamos com um atendimento de CRAS no BORBOREMA.

SOBRE O CASO DA MÃE

No dia 18/10/2023, foram realizadas na Central, 109 atendimentos (informações), 47 atualizações, 10 inclusões. Nossa equipe estava composta de 4 entrevistadores, sendo 3 em atendimento (atualização, inclusão, averiguação) e 1 profissional exclusivo para informações.

No caso da usuária moradora do Bom Jesus, informamos a mesma a impossibilidade de atendê-la naquele momento, mas a orientamos voltar às 13 horas para que fosse feita a atualização cadastral, aguardamos a mesma que não compareceu. Vale ressaltar, que no ato da informação, realizamos a orientação sobre a oferta do serviço também CRAS Bom Jesus, o que trazia mais comodidade para a ela, tendo em vista ser moradora do Bairro.

A Central do Cadastro Único atende de segunda-feira à sexta-feira das 7h às 14h. Dispomos também de orientações pelo Whatsapp (87)99669-4666.

Núbia Sampaio
Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania