Em entrevista neste sábado (1º) ao Programa Farol de Notícias, na Vilabela FM, o secretário de Planejamento de Serra Talhada, Josembergues Melo, disse que a Prefeitura fez uma ampla divulgação da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCR).

O imposto vem sendo cobrado ao cidadão, segundo ele, separado do carnê do IPTU 2017.

“Especificamente quanto à TCR houve uma mídia nesse sentido, com spots em rádio, carro de som… Talvez a sociedade não tenha compreendido ou por uma falha nossa ou por uma falha de interpretação, mas foi feita uma ampla divulgação”, garantiu o gestor, reforçando:

“Todo mundo que pagou o IPTU 2017, pode observar tranquilamente, que a TCR não veio acoplada ao IPTU 2017. Um motivo principal dessa separação foi prezar pela transparência, para que o cidadão saiba o que ele está pagando”.

Durante a entrevista, Josembergues Melo salientou que, atualmente, a cidade tem uma coleta de lixo bem avaliada pela população, com mais de 80% de aprovação, segundo pesquisas internas. “São 87,3% de aprovação. E a soma de ruim e péssimo deu 1,9%. Então, a prefeitura não está cobrando por um serviço que não faz”, enfatizou.

Ainda, de acordo com o secretário, a previsão do governo com a arredação da TCR é R$ 1,6 milhão sendo o montante utilizado especificamente para custear o serviço. “A lei da TCR está lá no portal da prefeitura. Ninguém esconde absolutamente nada”.

Ao ser indagado sobre críticas de moradores que garantem não pagar o imposto, Josembergues Melo disse que o cidadão não será prejudicado, pois o serviço deve continuar nos bairros mesmo assim. No entanto, é necessário que a população contribua.

“A preocupação da prefeitura não é punir o cidadão, é chamar para o dever de civilidade porque o serviço público não sobrevive sem a contribuição de impostos”, ponderou o secretário de Planejamento.