Fotos: Farol de Notícias/Celso Garcia

Publicado às 09h44 deste sábado (12)

Com informações da repórter Hanna Silvestre

Na última quinta-feira (10) o município de Floresta, Sertão de Itaparica, sediou o Fórum Prefeitos e Prefeitas do Pajeú pelo Clima e pelas Águas, que reuniu dezenas de prefeitos, secretários e autoridades da região, além do secretário estadual do Meio Ambiente, José Antonio Bertotti. No final, foi assinada a Carta das Prefeitas e Prefeitos do Pajeú, firmando a parceria entre municípios na proposição e implementação de ações e projetos de enfrentamento das questões climáticas e hídricas nos municípios pernambucanos.

Quem representou a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, foi o secretário do Meio Ambiente, Sinézio Rodrigues. Logo após o término do evento, o secretário conversou com a reportagem do Farol, onde acabou revelando novidades na ação ambiental para a capital do xaxado.

“Não foi discutido apenas a questão do Rio Pajeú, mas também a questão climática, onde Serra Talhada parte na frente. É a primeira cidade de Pernambuco a ter um plano de ação climática, só perde para Recife, a capital, quando o estado lançar, na próxima semana, esse plano de ação climática porque Serra Talhada já tem um Plano de Ação Climática, ou seja, a parte do cuidado ambiental está inserido na gestão da prefeita Márcia Conrado como também a questão dos resíduos sólidos. Em breve, nós estaremos fazendo a coleta seletiva porta a porta do material reciclável e é também um norte desse fórum no sentido que os municípios trabalhem essas políticas. Acho que a gente só tende a se fortalecer e esse fórum vai se tornar permanente integrando todos os municípios para discutir ações mais eficazes no Rio Pajeú”, disse Rodrigues, arrematando:

“O encontro foi bastante satisfatório, todas as cidades da bacia do Pajeú estiveram presentes, isso significa que é um problema que une as cidades do Pajeú. A carta que saiu daqui sinaliza que de fato a gente vai poder ter uma ação coletiva, ou seja, não há como fazer intervenção no Rio Pajeú se não for de forma coletiva, com todas as cidades dessa bacia. A presença do secretário do meio ambiente do estado também reforça esse interesse político do governo do estado de construir soluções para revitalizar o Rio Pajeú”.

O secretário Sinézio entre a prefeita e vice de Floresta, Rorró Maniçoba e Bia Numeriano