Roubos, sequestros, tráfico de drogas e crimes violentos. Este é o resumo das ocorrências registradas em Serra Talhada nos últimos dois meses, que vem trazendo medo a maioria da população. De acordo com a Constituição Federal, segurança é dever do Estado e direto do cidadão. Mas o cenário na Capital do Xaxado é diferente. Para inibir a onda de violência o prefeito Luciano Duque (PT) chamou para si a responsabilidade convocando os órgãos competentes para debater soluções. A principal é a efetivação do Conselho Municipal de Segurança (CMS) que foi criado em 2009, mas nunca saiu do papel. Também há um desejo do governo em colocar câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade.

O Farol teve acesso a Lei 1251/2009, que foi sancionada pelo ex-prefeito Carlos Evandro, e constatou que a saída encontrada pelo governo não inibe a onda de violência na Capital do Xaxado. Entre as atribuições do CMS, que será composto por representantes das polícias, governo municipal e órgãos de Justiça, está a elaboração de relatórios trimestrais que deverão ser remetidos aos órgãos federal e estadual e a realização de campanhas educativas de combate a violência.

Um dos pontos que chama a atenção na Lei 1251 refere-se ao papel da Guarda Municipal. De acordo coma lei, o governo “deverá buscar verbas, valores e subvenções de todas as espécies no sentido de implantar uma política de segurança municipal integrada com a Guarda Municipal aumentando o seu efetivo”. O detalhe é que a guarda encontra-se sucateada e no concurso público que está para ser realizado não há abertura para novas vagas.

POLICIAMENTO OSTENSIVO

A regra é clara: o policiamento ostensivo nas ruas inibe a ação dos marginais. Entretanto, o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) sediado em Serra Talhada vem fazendo todo o esforço para garantir a segurança dos cidadãos. Mas faltam efetivos. O fato foi admitido pelo próprio comandante da corporação. Portanto, a principal função do conselho, caso a idéia saia do papel, seria de cobrar do governador Eduardo Campos (PSB) mais policiais nas ruas e mais equipamentos de segurança. Isto não é difícil de cobrar. Afinal, todos são aliados do governador.