poço 3Comentando denúncias do vereador de oposição, Gilson Pereira (PSD), o secretário de Agricultura de Serra Talhada, Zé Pereira, admitiu o atraso no pagamento do seguro safra, mas explicou que o governo municipal pagará sua última parcela do seguro no início de setembro. Nessa segunda-feira (24), durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, Gilson Pereira alegou que a prefeitura estaria inadimplente com as parcelas do benefício há três meses. De acordo com Zé Pereira os atrasos ocorreram desde o início do parcelamento e o Estado está com um débito maior que o município.

Em conversa com o FAROL, o secretário garantiu o pagamento até início do mês. “Quero deixar claro que não sabia dos comentários de Dr. Gilson. O seguro safra foi aprovado, mas ainda não foi liberado pelo Governo Federal. Não é verdade, não estamos com três meses de atrasos. O garantia safra é liberado a partir de iniciativas do próprio agricultor, do município e do Estado. Os agricultores já garantiram sua parte, o município pagará até o dia 6 de setembro a última parcela e para o Estado restam duas parcelas”, afirmou.

Segundo ele, o seguro é dividido em cinco parcelas e mesmo com o pagamento do município ainda restará as parcelas do Estado. Zé Pereira disse que não pode afirmar quando o seguro será liberado para cerca de 5 mil agricultores na cidade. “Não podemos dizer quando a situação será regularizada. O atraso desta última parcela aconteceu porque a primeira deveria ter sido quitada em maio e foi para junho e todas as demais foram para os meses seguintes. A crise é tão grande que não é só o município que está com esse atraso”, justificou Pereira.