Publicado às 14h30 desta segunda (31)

Candidatos classificados no concurso da Prefeitura de Serra Talhada, ocorrido no último mês de setembro, estão incomodados com a abertura de uma seleção simplificada  esta semana pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Em contato com o Farol de Notícias, por telefone nesta segunda-feira (31), alguns afirmaram ser ilegal lançar edital de contratação temporária durante o período de homologação do resultado final do concurso, previsto para janeiro. Um deles, o professor Rickew Melo, disse que os candidatos estão se sentindo lesados.

“Por lei não pode haver seleção de contratação temporária até a homologação do concurso. O resultado definitivo só sai dia 11 de janeiro. E diante a abertura desse novo edital, estamos nos sentido lesados. Ao nosso ver, isso vai de encontro à Constituição e aos nossos direitos”, analisou o docente, questionando a legalidade da seleção.

Veja também:   Sertão de PE tem chuva, queda de árvores e acúmulo nos reservatórios

O edital lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Social data da última sexta-feira (28) [acesse]. O resultado preliminar do governo da prefeitura foi divulgado dois dias antes [veja aqui o listão].

OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Serra Talhada, através do gestor da pasta, Josenildo André Barbosa, que explicou o que motivou o lançamento da seleção simplificada.

“Nós temos a legalidade de realizar a seleção simplificada. Antes, nós da Assistência Social acreditávamos que tínhamos alguma autonomia, mas o Governo Temer nos fez enxergar que não e nos limitou a programas, projetos e serviços, ou seja, recursos temporários, quando o governo federal bem entender ele pode cortar as verbas. Quando nós temos o projeto aprovado selecionamos por um ano ou dois, quando o projeto não é aprovado não temos recurso e logo não podemos fazer contratações”, detalhou o secretário, continuando:

Veja também:   Fox, cachorro que teve o focinho arrancado após ser atacado por bull terrier, morre em SP

“Não podemos fazer concurso para esses profissionais se não temos a garantia de continuidade do programa e da função daquele servidor. No caso desse programa de financiamento do Santander optamos por uma seleção de dois anos, pois conclui o governo do prefeito Luciano Duque. Quem me conhece sabe que eu sempre prezo pela legalidade desses processos, assim como a nossa jurista, Dona Joana. Estamos a disposição para esclarecer qualquer dúvida que a população tenha ou os leitores”.

Leia mais

PMST divulga resultado preliminar de concurso

Veja também:   Motorista sofreu traumatismo após acidente