Fotos: Farol de Notícias / Manu Silva

Publicado às 15h30 desta terça-feira (1)

O ano novo chegou e com ele a esperança de renovação para os dias que virão. Dentre a preparação para 2019, o Farol de Notícias teve a honra de entrevistar o Babalorixá Oba Gibarukue, mais conhecido como Pai Giba, do Ilé Asé OMO Obá Baru, casa de axé localizada no Parque Fernanda, entre a cidade de São Paulo e Itapecerica da Serra, no estado de São Paulo.

Domingos Sales Ribeiro, de 51 anos, é serra-talhadense e morou na terra natal até os 18 anos, passando pela Rua José Alves da Silveira e o bairro Bom Jesus. Mudou-se para São Paulo em busca de trabalho, tornou-se professor de história e geografia e a cerca de 30 anos de Candomblé e incontáveis filhos de santo espalhados pelo Brasil e pelo mundo, Pai Giba concedeu a nossa reportagem um jogo de búzios para sabermos um pouco mais sobre 2019.

De acordo com o sacerdote, o ano será regido pelo orixá Ogum, um deus guerreiro que é representado pelo ferro e pela sentença das máscaras. Os próximos dias reservam disputas, batalhas árduas e guerras declaradas.

“Ogum é um deus do ferro, da metalurgia, do desenvolvimento, de máquinas, de tecnologias, tudo isso é Ogum. 2018 foi o ano de Xangô, que é o orixá da justiça e a gente viu muitos problemas relacionados a isso, não só as pessoas poderosas. Com Ogum será a execução, porque ele não é só a metalúrgia, é um guerreiro e ele executa. A justiça de Xangô é mais pensante, a de Ogum não pensa, vai lá e executa. Por ser um guerreiro nato, vai ser um ano de violência, sim. Violência gratuita, que é um lado negativo. Vai ter muita disputa, disputas acirradas de territórios, autoritarismo”, explicou.

SERRA TALHADA

O Babalorixá ainda reforçou que em 2019 a força da lei vai estar presente no Brasil. Por ironia ou não, com relação ao presidente Bolsonaro, Ogum é patrono do Exército. Mas o orixá também simboliza resistência e justiça para os fortes e fracos.

“Por ser ferreiro, o que faz as ferramentas de guerra dos orixás, Ogum também é ligado a agricultura. No jogo Oxóssi entra muito no sentido de Serra Talhada, que é o Deus da fartura. Esse não será um ano tão árduo como foi 2018, terá seus problemas, mas será mais ameno. Relacionado ao campo e a agricultura terá essa diversidade. As chuvas continuam, terão mais chuvas porque entrou Yemanjá e Oxum, que são duas deusas das águas. Aumentará também as taxas de natalidade da cidade, muita procriação. Como caiu as duas mães, significa fertilidade. Será um ano melhor, economicamente, no tarô caiu o sol e reestabelece. Algumas coisas no meio político é que vão ficar mais acirradas”.

POLÍTICA LOCAL

A reportagem do Farol não perdeu a oportunidade e também procurou saber mais detalhes com Pai Giba sobre a disputa política em 2019, ano de pré-campanha para as eleições municipais e debate interno dos grupos.

Pedimos ao sacerdote que jogasse para saber os caminhos de dois pré-candidatos, um da situação e outro da oposição, que aparecem como melhor colocados na primeira pesquisa.

“Relacionado a Carlos Evandro, os caminhos são positivos. Ele tem chances sim, nesse momento está aguardando decisões ou está para tomar decisões. Aqui aparece Xangô e uma carta do passado, que podem atrapalhar um pouco. O outro político, o Márcio Oliveira, já tem que ter mais cautela, não caiu um jogo tão positivo, mostra muita disputa e traição de pessoas próximas. Também mostra um problema que pode vir a tona e uma ruptura que podem desestabilizar as coisas”, resumiu Pai Giba.