esgoto

FOTOS: ALEJANDRO GARCIA / FAROL

Os moradores que residem no entorno da creche São João Batista, no bairro do Ipsep em Serra Talhada, estão vivendo dias difíceis por conta de um grande esgoto a céu aberto. De acordo com os moradores, em conversa com o FAROL, além da fedentina, que está insuportável, os dejetos estão tomando ruas e passagens de pedestres.

Mas os prejuízos não estão atingindo apenas os moradores. Os proprietários de loteamentos culpam a prefeitura por ter realizado a inauguração da creche sem ter realizado intervenções na rede de esgotos, que está sendo despejada na mata sem qualquer saneamento.

É o caso de Assis Inácio, que confessou ao FAROL um sentimento de tristeza, pois já buscou ajuda da prefeitura, mas não conseguiu apoio algum. Ele concorda que o problema merece não só atenção das secretarias de Obras e Serviços Públicos, mas também das pastas de Meio Ambiente e Saúde.

esgoto 2

“Eu  estou cansado de esperar uma ação da Prefeitura de Serra Talhada. Convidei o prefeito o Luciano Duque para fazer uma parceria no sentido de desviar o esgoto que joga dejetos na minha propriedade. O esgoto da creche está a céu aberto e ninguém faz nada”, desabafou Assis Inácio, que decidiu não esperar mais pela prefeitura.

“Eu vou gastar aqui cerca de R$ 80 mil com terraplanagem, que é uma obrigação da prefeitura. Este é um papel da prefeitura”. De acordo com o proprietário, a Secretaria de Obras foi procurada para fazer uma parceria, mas não houve retorno.

“Pedi para que colocassem tubos em parceria comigo e nem isso, ninguém resolveu. Estou fazendo tudo sozinho”, lamentou. Durante entrevista a uma emissora de rádio, recentemente, o prefeito Luciano Duque culpou proprietários de loteamentos pelos problemas já que, segundo ele, muitos iniciam construções em locais inadequados.

O ESGOTO DA CRECHE

A creche do bairro Ipsep foi inaugurada há poucos meses e vem apresentado problemas constantes na sua rede de esgotos. Entregue no dia 20 de junho de 2014, a creche custou cerca de R$ 1,2 milhão e, após 45 dias da inauguração, moradores acionaram o FAROL para reclamar do estouro da fossa séptica do educandário (relembre o caso). Até o momento, o problema não foi resolvido.

esgoto 3ASSIS INÁCIO DISSE QUE JÁ PROCUROU A PREFEITURA, MAS NÃO CONSEGUIU APOIO

esgoto 4

esgoto 6

esgoto 8

esgoto 10

esgoto 11

ESGOTO DA CRECHE SENDO LANÇADO NA MATA (FOTO: 3o DE NOVEMBRO DE 2014/Alejandro García)

fossa 4

ESGOTO DA CRECHE DO IPSEP 45 DIAS APÓS A INAUGURAÇÃO (FOTO: AGOSTO DE 2014/Alejandro García)