Da Folha de PE

Um sem-teto se afogou no estado americano do Arizona enquanto três policiais observavam a cena sem prestar socorro, de acordo com um vídeo e uma transcrição divulgadas na segunda-feira (6) pelas autoridades.

Os policiais receberam um alerta na madrugada de 28 de maio para a área do lago artificial de Tempe, no Arizona, devido ao “barulho” provocado pelo homem, que faleceu mais tarde, e sua companheira.

Depois de conversar com a companheira, os policiais se aproximaram do “morador de rua”, Sean Bickings, de 34 anos, para interrogá-lo, segundo o comunicado divulgado pelo governo.

Após alguns minutos, Bickings pulou a cerca que protege o lago e entrou na água. Os agentes disseram que ele não tinha o direito de permanecer no lago, mas o homem de 30 anos nadou até uma área debaixo de uma ponte.

As imagens do vídeo são interrompidas, porque o governo da cidade considerou o restante “muito sensível”, mas uma transcrição do diálogo foi divulgada.

“Então, qual é o seu plano agora?” pergunta um dos policiais, de acordo com a transcrição. “Vou me afogar. Vou me afogar”, disse Bickings, segundo a transcrição. “Não, você não vai… vá para a coluna e aguarde”, responde outro oficial.

“Não posso. Não posso”, disse Bickings. “Ok, eu não vou pular atrás de você”, alerta o segundo agente.

De acordo com o restante da transcrição, os policiais insistiram para que o homem nadasse por conta própria, rejeitando os apelos de sua companheira por ajuda.

“Vocês conseguem me ouvir?” foram a as últimas palavras atribuídas a Sean Bickings.

Um dos policiais escreveu que Bickings “não apareceu na superfície em cerca de 30 segundos”. O corpo foi recuperado no final da manhã.

Veja também:   Ferroviários britânicos iniciam maior greve em 30 anos

Os três policiais foram suspensos enquanto aguardam os resultados várias investigações iniciadas pelas autoridades, informou a cidade, que anunciou a intenção de publicar nos próximos dias imagens das câmeras de outros agentes.