Senado aprova isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos
Senado aprova isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos em cinco estados. Foto: Divulgação

Por Terra

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 13 de março, proposta de emenda constitucional, em dois turnos, a isenção de veículos com mais de 20 anos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O texto vai para análise da Câmara dos Deputados.Senado aprova isenção de IPVA para carros com mais de 20 anosSenado aprova isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos

A regra irá atingir cinco estados, onde a isenção ainda não vigora – Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina. Em estados onde já existe algum tipo de isenção, como Rondônia, não terá nenhuma mudança.

Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

“A regra valerá para todo o território nacional. No caso daqueles estados onde já há isenção, a partir de dez ou 15 anos, a regra atual não muda, continua como está. A regra vai vincular seus efeitos a partir dos 20 anos, porque é uma proteção contra tributar”, disse o relator, senador Marcos Rogério (PL-RO).

Veja também:   Gretchen recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19: 'Obrigada SUS'

Segundo o relator, a medida beneficia população com menor poder aquisitivo, que acaba por comprometer parte significativa da renda para custear o imposto.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol pelo Instagram (clique aqui)

A norma não incide para microônibus, ônibus, reboques e semirreboques.

Pesquisa do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) aponta que a frota de veículos em circulação no Brasil é a mais velha desde 1995. De 2020 a 2021, o número de veículos com mais de 20 anos de uso cresceu de 2,5 milhões para 3,6 milhões.

Veja também:   Comissão especial adia votação da reforma da Previdência para maio