Matéria atualizada às 11h deste sábado

Por Giovanni Alves e Giovanni Sá

Finalmente o FAROL de NOTÍCIAS recebeu a tão sonhada cartinha do deputado Inocêncio Oliveira (PR) questionando uma matéria publicada em nosso portal, dias atrás. A reportagem denunciava a real intenção do parlamentar, que pretende regularizar caminhões ‘paus de arara’ na zona rural  para transporte escolar.

Curiosamente, caros faroleiros, é que a mensagem chegou à nossa caixa de email endereçada ao blogueiro Magno Martins, e não ao FAROL, mesmo sendo a notícia apurada, escrita e publicada no FAROL DE NOTÍCIAS.

Fora o espanto, vamos lá: refutamos, primeiro, os termos utilizados pelo deputado, em sua réplica, de “que a noticia é inverídica e maliciosa”. Em sua defesa ele diz que, com o projeto, “quer regularizar o transporte no interior feito por jipões e utilitários similares”. Há algo mais perigoso que colocar 10 a 20 crianças para ir à escola num ‘jipão’ ou transporte SIMILAR (o que ele quis dizer com isso?).

Na redação original do seu projeto, o senhor afirma que “nas zonas rurais, o transporte de estudantes pode ser  em veículos que não atendem no todo, ou em parte, às exigências estabelecidas na legislação.” Desse modo, entende-se claramente que o projeto libera o transporte de estudandes nos chamados veículos “paus-de-arara”.

Ainda, na sua justificativa, o senhor coloca que “em vias quase intransitáveis, algumas viagens somente podem ser feitas em veículos que dificilmente poderiam ser reconhecidos como o transporte escolar modelo”.

Para completar, o deputado arremata: precisamos dispor de soluções alternativas que possam garantir um transporte escolar conveniente para determinadas situações.”

Concluindo, na matéria publicada no FAROL nunca existiu, como o senhor descreveu ao blog do Magno, a construção frasal: “Filho de pobre deve utilizar este meio”. Agradecemos, pois, a deferência do inexorável cacique, detentor de terras e almas de além-mar, Inocêncio Oliveira. O leitor, agora, que tire as próprias conclusões.

LEIA NOTA ENVIADA PELO DEPUTADO 

Jornalista Magno Martins,

A notícia publicada portal “O Farol de Serra Talhada”, transcrita pelo blog de Junior Duarte e reproduzida no seu blog (02.01.2012) é inverídica e maliciosa. Não corresponde ao conteúdo do meu projeto. Na verdade, apresentei projeto para regularizar o transporte  municipal no Interior feito através de Jipões e utilitários similares, em sintonia
com a Procuradoria do Estado e o projeto “Caminhos da Escola” do Governo Federal, para eximir a responsabilidade dos gestores municipais e em atendimento ao pleito das comunidades. Em nenhum momento refiro-me ao transporte chamado de “pau de arara” ou que filho de pobre deve utilizar este meio, porque entendo que as pessoas mais humildes, sobretudo no Interior, merecem utilizar tranporte condigno, em condiçoes de comodidade e segurança. Portanto, a noticia veiculada no portal “O Farol” e no blog de Junior Duarte distorce os fatos e deve ser retificada.

LEIA A JUSTIFICATIVA DO DEPUTADO NO PROJETO

A maioria dos municípios brasileiros que possuem zona rural com vias precárias e acessos difíceis encontra sérios problemas em oferecer transporte escolar para as suas áreas mais afastadas. Isso ocorre em razão das exigências estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro com relação aos veículos destinados à condução coletiva de escolares. Na verdade, algumas viagens no interior do País, em vias quase intransitáveis, somente podem ser feitas em veículos que dificilmente poderiam ser reconhecidos como o transporte escolar modelo, que circula nas cidades. Diante dessa realidade, e para não deixar sem acesso à escola um contingente enorme de crianças e adolescentes das zonas rurais, precisamos dispor de soluções alternativas que possam garantir um transporte escolar conveniente para determinadas situações. Por essa razão estamos apresentando este projeto de lei que estabelece uma ressalva quanto às exigências do Código de Trânsito Brasileiro para a condução de escolares, quando se tratar das zonas rurais nascondições que especificamos. Pela importância dessa iniciativa para garantir a realização do transporte de escolares nas zonas rurais, esperamos que seja aprovada pelos ilustres Pares.

Sala das Sessões, em 11 de agosto de 2011.

Deputado INOCÊNCIO DE OLIVEIRA

Leia matéria publicada pelo FAROL:

Inocêncio quer eternizar serviço de má qualidade na zona rural;

Deguste todo o projeto clicando aqui. (ao abrir a página clique em inteiro teor)

RETIFICAÇÃO

 Na primeira edição, mencionamos o nome do advogado Cecílio Tiburtino, que ocupa cargo de confiança no governo Carlos Evandro, como o provável mandatário da resposta do parlamentar ao FAROL. A bem da verdade, a reposta do ilustríssimo Inocêncio chegou a caixa de email do FAROL enviada por Cecílio Tiburtino, pai. Infelizmente, no email, ele não fez a necessária diferenciação entre o seu filho, de mesmo nome. E que sempre nos envia generosas contribuições intelectuais. Por isso o nosso estranhamento. O patriarca, que enviou a missiva virtual, é assessor do deputado.