Publicado às 04h26 deste sábado (2)

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nessa sexta-feira (1), Serra Talhada permanece com 10 casos confirmados de coronavírus, mas outros 11 estão sob investigação. Por outro lado, 28 casos foram descartados e três pacientes foram recuperados da doença.

Durante ‘live’ do Gabinete de Crise, na última quinta-feira (30), a secretária Márcia Conrado revelou que uma das ferramentas que passam a ser utilizadas são os testes rápidos de covid-19. Os que chegaram do governo federal, são para uso exclusivos em profissionais de saúde e segurança, mas o governo municipal montou uma estratégia própria.

“Foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde 260 testes rápidos, uma primeira remessa de 100 testes e ontem recebemos mais 160. Só que estes testes só poderão ser realizados nos profissionais de saúde e de segurança que apresentarem sintomas. Como a gente ficou muito preocupado com a população, e a gente precisava ter um perfil epidemiológico mais assertivo do quadro do coronavírus em Serra Talhada, decidimos comprar 1.670 testes que já estão sendo realizados na população, desde que entre nos protocolos. Estamos fazendo um estudo nas pessoas que estão sendo acompanhadas na atenção básica e que apresentam os sintomas entre dez a quinze dias”,disse Márcia Conrado.

De acordo com a secretária, dos dez casos confirmados de covid-19 em Serra Talhada, apenas o bebê, de três meses, encontra-se entubado numa UTI em Recife.