Publicado às 04h30 desta segunda-feira (18)

A foto em destaque já bastante conhecida na cidade mostra entre outras coisas, antigos imóveis existentes na atual Rua Cornélio Soares e que foram demolidos há muitas décadas. Praticamente todas as casas ao fundo da Igreja Rosário foram demolidas, as únicas exceções são as residências pertencentes a família de Afonso Novaes.

Mas a grande questão do histórico da fotografia que aparece na Igreja, para muitos, foi o primeiro carro a chegar a Serra Talhada. Porém, uma revista publicada em 1980, organizada pelo colunista social Simão Silva, intitulada de “Destaque Sertão Social”, afirma que o primeiro carro a chegar a Serra Talhada em 1915 era um automóvel modelo fubica, que pertencia a Joaquim Godoy. Ainda segundo a revista, o carro que aparece na imagem é um modelo Ford, um veiculo de passeio que chegou a cidade em 1923.

O proprietário do Ford é identificado como sendo Manuel de Siqueira Campos, que era da cidade vizinha de Flores, mas que mantinha residência em Serra Talhada. Ele também adquiriu um Ford em Rio Branco (Atual cidade Arcoverde) e trouxe para Serra Talhada.

Vale registrar que Rio Branco era a ponto final da linha ferroviária, ao mesmo tempo em que era única revenda autorizada dos carros Ford no sertão de Pernambuco.