Da Assessoria

Nos dias 29 e 30 de novembro as cidades de Serra Talhada e Triunfo, no Sertão do Pajeú, recebem a III Mostra de Cinema Indígena. Realizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com o Sesc, por meio do projeto Identidade Brasilis, com apoio do Governo do Estado, o evento conta em sua programação com exibições de filmes e oficinas.

Além de celebrar a riqueza cultural dos povos originários, a Mostra promove por meio da arte, a reflexão sobre identidade e história. A programação é gratuita.

A Mostra terá início em Serra Talhada, no dia 29, a partir das 14h, no auditório Atikum da Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural, em Serra Talhada – Uast/UFRPE, com Oficina de Grafismos; com Luiz Pankará e Oficina de Literatura com Graça Graúna. Não é necessário se inscrever antecipadamente para as oficinas.

Às 19h, acontecerá a abertura oficinal da Mostra, seguida do lançamento do site Conexão Pindorama e Toré de abertura, com os estudantes indígenas da UAST-UFRPE.

Às 19h30, serão exibidos os filmes “Mulheres Indígenas Universo de um Novo Mundo”, com direção de Graci Guarani e “A Ciência dos Ancestrais”, dirigido por Luiz Pankará. Ao final das sessões, o público poderá participar de um debate os cineastas e Graça Graúna.

Em Triunfo, a programação do dia 30 será a mesma de Serra Talhada. Das 14h às 16h, serão realizadas as oficinas no Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular do Sesc.

A partir das 19h, as atividades serão realizadas no Theatro Cinema Guarany, com abertura, exibições de filmes, debate com a presença dos realizadores e às 20h30 o coquetel de lançamento do livro “Fios do Tempo”, de Graça Graúna.