jazigo
Foto: Arquivo Farol de Notícias

Serra Talhada receberá investimento na ordem R$ 19,9 milhões no Programa Águas de Pernambuco para a recuperação da barragem do Jazigo. O reservatório quando sangra é destino turistico para banhista, mas também preocupação para engenheiros e ambientalistas.

Através da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, o governo do estado lançou um processo de licitação para contratar a empresa que realizará a obra.

O tempo estimado de execução da obra é de 8 meses, a partir da ordem de serviço, que deve acontecer no segundo trimestre de 2025. As propostas para a licitação devem ser entregues até as 10h do dia 19 de dezembro, e o edital na íntegra está disponível no site.

A Barragem do Jazigo, inaugurada em 1983, integra junto com o Cachoeira II e a Barragem de Serrinha os principais mananciais de águas da cidade, abastecendo a população que hoje é superior a 92 mil pessoas.

Foi construída pela Companhia Integrada de Serviços Agropecuários de Pernambuco (Cisagro), tem capacidade para armazenar 9,9 milhões de metros cúbicos de água.

JAZIGO
Foto: Arquivo Farol de Notícias

JAZIGO: PREOCUPAÇÃO ANTIGA

Em 2019 o Farol de Notícias publicou uma entrevista com o engenheiro, ambientalista e ex-secretário de Obras da cidade, João Novaes, reforçando que o estado do Jazigo é grave quanto ao risco de estouramento.

Na época, ele também alertou que a barragem está seriamente assoreada em sua base e que não é possível realizar qualquer ação de reparo durante um período chuvoso.

Outro ambientalista que há anos chama a atenção para as pautas do Meio Ambiente em Serra Talhada, é o Homem Bom Magalhães. Bonzinho é um dos grandes defensores do Rio Pajeú e das barragens da cidade.

Engenheiro aponta risco na Barragem do Jazigo

Com rachaduras e buracos, ‘paredão’ do Jazigo oferece riscos à população de ST, alerta vereador