Imagens da Secretaria de Saúde de Serra Talhada cedidas ao Farol de Notícias

Publicado às 17h30 desta quarta (20)

Após o agravamento dos índices de casos de Dengue, Chikungunya e Zyka a Secretaria de Saúde de Serra Talhada investigou a situação e constatou um surto das doenças nas últimas semanas. Nessa terça-feira (19) o vereador Manoel Enfermeiro fez um pronunciamento durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores solicitando a secretária, Lisbeth Lima, que intervisse na situação de saúde pública [veja aqui].

De acordo com o secretario executivo de Saúde, Leonardo Carvalho, em contato com o Farol de Notícias, os dados coletados são de janeiro ao dia 12 de abril de 2022. Uma força tarefa se formou unindo a pasta da Saúde, com a Secretaria de Serviços Públicos e a Agência Municipal de Meio Ambiente para acompanhar de perto os índices de arboviroses na cidade.

“Mesmo diante do cenário da Covid-19, os indicadores e programas não podiam ser esquecidos. Paralelo a pandemia vínhamos trabalhando nessas outras doenças. Mantivemos o 4 e 8 lugar no ranking nacional, recebendo o prêmio de Atenção Primária de Qualidade, onde os indicadores do previne Brasil eram avaliados! E o primeiro lugar dentre os municípios que compõem a XI Geres. Estamos realizando uma junção de ações, desde a Vigilância Sanitária vistoriando terrenos baldios e identificando focos de mosquito, assim como os Agentes de Endemias visitando e orientando a população. Assim como também nas UBSs, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde do município também estão atuando junto dos usuários da saúde”, comentou Carvalho.

AÇÕES DE COMBATE

Na próxima sexta-feira (22), a partir das 8h, a força tarefa das três secretarias do município realizarão uma grande ação de eliminação aos focos e combate ao Aedes Aegipty no bairro da Cohab. Já foram realizados mutirões nas comunidades de Varzinha, Caiçarinha da Penha, Bernardo Vieira, Bom Jesus, Aabb, Vila Bela, Ipsep, Mutirão, Cohab, Cagep e São Cristóvão.

“Serra Talhada não parou com essas ações, mas vamos intensificar a limpeza de terrenos, em parceria com Serviços Públicos, realizar visitas, sanitizações. Os agentes de endemias trabalhando manhã e tarde nos bairros. E a ação local não é feita aleatoriamente, intensificamos o trabalho com base nas notificações de casos confirmados e em investigação. Traçamos o perfil epidemiológico para essas arboviroses nos bairros com mais casos”, detalhou.

Contando com a ajuda da população os órgãos municipais divulgaram junto dos dados das arboviroses instruções que ajudam aos cidadãos serra-talhadenses a prevenir em sua casa a proliferação do mosquito Aedes Aegipty.

  • Cheque todos os locais e objetos que podem acumular água parada em sua casa
  • Guarde pneus em locais cobertos
  • Tampe a caixa de água
  • Guarde garrafas com a boca virada para baixo
  • Coloque o lixo em sacos plásticos