Publicado às 04h desta quarta-feira (23)

O governador Paulo Câmara chega a Serra Talhada na próxima sexta-feira (25), mas não será uma simples visita de cortesia. A capital do xaxado chegou a índices alarmantes na infestação por arbovirores, com o crescimento de focos do mosquito Aedes Aegyipt, e o governador vai lançar o Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses para todo o estado, em função da gravidade dos casos em Serra Talhada.

Nessa terça-feira (22), durante entrevista ao programa Frequência Democrática, na rádio Vila Bela FM, a gerente da XI Gerência Regional de Saúde (Geres), Karla Millene, anunciou a chegada de Paulo Câmara, e aproveitou para fazer uma avaliação do trabalho do município, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo ela, a gestão municipal ‘não fez o dever de casa’ e corre atrás do prejuízo, com consequências para população.

“O Índice de Infestação (Lira) é levantado a cada dois meses nos municípios, são seis ciclos no ano. Este índice é para estar abaixo de um, é o que está preconizado pelo Ministério da Saúde, No quinto levantamento do índice, Serra Talhada chegou a nove. E agora, no sexto levantamento,chegou a quase oito. Então, caiu um pouco, mas ainda é um índice alarmante. A Secretaria Estadual de Saúde trabalha com números, e percebeu que é preocupante. O governador estará em Serra Talhada porque o índice está bem acima do que é preconizado”, revelou Millene.

DOMICÍLIOS FECHADOS

Na opinião da gestora da XI Geres, o trabalho que a prefeitura está fazendo agora, com mutirões nos bairros, não seria necessário, caso a gestão petista tivesse feito o dever de casa durante todo o ano, todos os dias, nas 24 horas, com agentes de endemias nos bairros. Segundo ela, 40% dos domicílios de Serra Talhada não foram visitados.

“Não é para se fazer um trabalho de mutirão quando a coisa não está legal. A pior situação aqui (em Serra Talhada) é no bairro Vila Bela. É para ser feito diariamente, o ano todo e em todos os municípios. Se o número de agente de endemias for insuficiente é enxugar gelo. Em Serra Talhada o número de agentes é insuficiente para a quantidade de domicílios. Porém, como tem que ser custeado com recursos próprios, talvez isso tenha dificultado na contratação de mais agentes”, disse KarlaMillene, acrescentando:

“Além disso, Serra Talhada tem uma pendência: 40% dos imóveis não foram visitados. São situações em que os imóveis estavam fechados e o agente não retornou. É um número alto. Não fez o dever de casa durante todo o ano. O nosso papel é de alertar, mensalmente, mas os municípios têm autonomia”.