Fotos: Farol de Notícias / Celso Garcia

Publicado às 05h32 desta sexta-feira (21)

A Avenida Afonso Magalhães, principal via de acesso entre bairros de Serra Talhada, vem nas últimas semanas ganhando cores e espaço especial com a ciclo faixa. Iniciativa do governo municipal com um projeto que pretende promover a preservação do meio ambiente, a atividade física e o uso de transportes alternativos na cidade.

A reportagem do Farol de Notícias e da TV Farol foi até a avenida conversar com ciclistas e adeptos da bicicleta como transporte. A maioria aprovou o espaço de inclusão, pedem que a ciclo faixa seja ampliada para mais locais da cidade e que seja respeitado pelos motoristas das motocicletas, carros e transportes de grande porte.

FALA POVO – CICLOVIA

Segundo o padeiro Marcelo Anderson, 23 anos, usa a bicicleta há 3 anos como transporte e basicamente a trabalho, os condutores de carros e motos devem respeitar o espaço dos ciclistas:

“Se for respeitada é um algo a mais, se for respeitada. Se não é um causador de possíveis acidentes. Por enquanto eu não me sinto seguro andando na ciclovia, porque é muito novo e as pessoas não estão habituadas a uma novidade. Muda né? Estreita a via, algumas pessoas são apressadas, acha uma brecha para ultrapassagem. Então, se não for respeitada não adianta”, opinou o serra-talhadense.

De acordo com o borracheiro Márcio Rodrigo, 24 anos, que anda de bicicleta há 4 meses para ir ao trabalho, a ciclo faixa deveria ir para outros locais da cidade também:

“Está segura, eu acho mais segura. Antes quando eu vinha não tinha, os carros ficavam passando fino, ficavam desrespeitando e eu achei melhor. Vinha por cima (por outra rua), mas agora eu venho por ela. Para mim está aprovada, agora, era bom se colocasse em outros cantos da cidade também, que é só aqui. E se tivesse em outros cantos ficava melhor ainda”, solicitou o jovem.

O sucinto serralheiro e pintor Antônio Tavares, 38 anos, anda de bicicleta todos os dias há mais de 10 anos. Para ele a ciclo faixa está ótima. 

“Eu sou daqui de Serra Talhada mesmo. Está aprovado, sim, está aprovada. Está ótima, está beleza. Me sinto seguro sim andando pela ciclovia”, disse.

Junto de seus filhos e marido, a advogada Suyane Cruz, 40 anos, fazia atividade física no final da tarde e também mostrou empolgação com a novidade.

“Ah… foi maravilhoso aqui para a cidade, porque incluiu o ciclista no trânsito. Principalmente nessa avenida que é bem movimentada e foi muito bom. Eu espero que se estenda para mais áreas da cidade, Eu estou com meus filhos, um pequeno aqui na cadeirinha e o de 10 anos aqui comigo”, afirmou Cruz.

ACOMPANHE AS ENTREVISTAS EM VÍDEO