Publicado às 10h09 desta quinta-feira (12)

Nesta quarta-feira (11), o Farol de Notícias foi às ruas de Serra Talhada ouvir a opinião do povo sobre os atos criminosos que aconteceram neste domingo (8) em Brasília. As pessoas relataram a tristeza em relação à atitude terrorista e os danos causados aos bens públicos pelos que não aceitam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas das eleições de 2022, que aconteceram de forma democrática e conforme as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Milhares de  golpistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Eleitoral (STF), quebrando obras de artes, portas, janelas de vidros e rasgando documentos. Os estragos na estrutura,  itens do mobiliário, obras de arte, sumiço de estatuetas, equipamentos fotográficos, armas de fogo,  etc. um quebra, quebra que deixou um prejuízo milionário para o Brasil. 

Somente os prejuízos do Senado, segundo informações da Agência Senado, foram em torno de R$ 4 milhões, mas podem ser ainda maiores. 

O povo lamenta os atos criminosos

Maria Vanilda, 67 anos

Eu acho isso um absurdo, não deveria estar acontecendo isso! A eleição foi justa, ele [Lula] ganhou sem cambalacho, porque não teve fraude nenhuma. Por que fazer isso? Isso é uma baixaria muito grande, isso nunca aconteceu! Estou com 67 anos, nunca eu vi falar numa baixaria dessa que aconteceu esse ano na eleição. Isso é uma coisa séria! 

Eu creio que tem o dedinho dele [Bolsonaro] por trás. Os empresários convivem com ele. Já que ele perdeu tem que ficar quieto na dele, os outros ficaram. Quantas vezes Lula perdeu há muito anos atrás? Parece que ele perdeu três vezes e ficou conformado. A coisa é séria!

Luiz Pereira, 56 anos, triunfense residente em Serra Talhada

Sobre o fato que aconteceu em Brasília, foi uma coisa inaceitável, porque isso se chama bandido, terrorista, gente que não tem o que fazer; que deixa seus compromissos, emprego, para fazer esse vandalismo e fazer o que fizeram lá dentro no Planalto em Brasília. Eu fiquei muito chocado pelo acontecimento e por mim todos iriam para a cadeia.

Os bolsonaristas não aceitam, mas eles têm que aceitar. Não adianta fazer isso que vai piorar a coisa e irão todos para a cadeia, é o que vai acontecer. 

Lula ganhou de forma limpa, através do povo que o colocou lá. Não foi ele que entrou, foi o povo que quis ele novamente. Bolsonaro está por trás disso. Ele sabe de tudo, é tudo planejado com os empresários que estão bancando isso. Essa hora ele deve estar rindo com a bagaceira que fez lá“. 

Raimundo Leite, 75 anos, comerciante de ervas medicinais, triunfense que mora em Serra Talhada

Na realidade, foram coisas muito erradas. O nosso Brasil não precisa dessas coisas não. O homem foi eleito juridicamente, foi comprovado que não teve fraude, não teve nada. Tudo isso é coisa da direita que fala ao contrário. O nosso ex-presidente se acovardou e não quis nem passar a faixa para Lula. 

A gente fica triste porque somos brasileiros. Eu sempre votei no PT e, para mim, isso que fizeram lá é uma barbaridade. Eu tenho certeza que vão pagar por isso. Não sei porque as autoridades permitiram que chegasse aquele tanto de gente, porque o prejuízo foi grande. 

Se o homem foi eleito, não foi comprovada nenhuma fraude, duas vezes ganhou, no primeiro e no segundo turno, por que fazer tudo isso? Esperar que quem fez pague. Eu creio que sim, a gente  não tem certeza, não sabe de nada, eles são quem sabem da realidade, mas como iriam fazer isso sem a autorização dele [Bolsonaro]? Não sei, não posso confirmar, mas… Ele se acovardou, saiu do país“. 

Lucilene Rodrigues da Silva, 51 anos, feirante

Eu achei uma pouca vergonha não aceitarem que  perderam, e estão nessa cachorrada toda. Eu não achei certo. O prejuízo eles têm que pagar, porque tem que sair do bolso deles, não do nosso. Com certeza foi mandado dele [Bolsonaro]. Ele está fazendo tudo o que o presidente do outro país fez, ele está fazendo aqui no Brasil. 

Eu acho que alguns deputados também estão envolvidos, seguranças, porque eles não entraram sem ninguém perceber, alguém facilitou a entrada deles, gente de dentro. Perderam e não querem aceitar. Têm que aceitar que perderam, porque se tivéssemos perdido estaríamos aceitando“. 

Francisca Souza Santos, 47 anos, do bairro Vila Bela 

Errado. Certo não é não, é safadeza. Perdeu, perdeu, ganhou, ganhou. Quem ganhou tem que manter. Foi justa [a votação]. O outro disse que ia ganhar, não ganhou, eu acho que ele está no meio [das manifestações] também. Para que ele sumiu? e agora vai vir de volta…

Muita gente já foi presa, e será presa mais gente. Ele [Bolsonaro] tem que ficar na dele, quieto; porque quando ele ganhou, ninguém foi fazer o que ele está fazendo agora, que é mandado por ele mesmo. Acho que foi ele quem mandou“.

Delfina Alípio do Nascimento, 56 anos, agricultora, da Passagem do Brejo, zona rural de Serra Talhada

Não concordo com isso não. Eu penso que sim [Bolsonaro tem algo a ver com os atos em Brasília]. É bom que terroristas fiquem presos“. 

 

 

 

Terroristas invadem o Planalto, STF e Congresso