Publicada às 14h30 desta sexta-feira (25)

Serra-talhadenses estão no litoral pernambucano ajudando a fortalecer as ações de dezenas de voluntários que, neste momento, estão abrindo mão de suas rotinas para retirar das praias pernambucanas toneladas de óleo que estão poluindo toda a costa do Nordeste brasileiro.

Usando luvas, um dos voluntários sertanejos, Éliton de Oliveira, mostra nas imagens o óleo em suas mãos evidenciando como o material é danoso à natureza e, em especial, à vida marinha. A expectativa é que a caravana serra-talhadense em favor do meio ambiente retorne nos próximos dias, após um bonito trabalho.

Até lá, sobe para dez o número de cidades pernambucanas com registro da substância desde o reaparecimento das manchas no estado, em 17 de outubro. O governo Bolsonaro, que acionou tardiamente o exército para atuar na coleta do óleo, segue sem provas apontando culpados pelo vazamento.

Nessa quinta (24), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, insinuou que o Greenpeace seria o responsável pelo derramamento [veja aqui]. A ONG é consagrada mundialmente pela luta em defesa da natureza. A declaração desastrosa do ministro causou indignação em integrantes da própria base do governo.

LEIA TAMBÉM

Caravana de ST vai ajudar a combater óleo em PE