Publicado às 05h17 desta quinta-feira (24)

Nesta quarta-feira (23), véspera de São João, a reportagem do Farol foi às ruas da Capital do Xaxado conversar com a população para ouvir os moradores sobre o funcionamento do comércio nessa quinta-feira (24) após a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) afirmar que a ausência do feriado é para salvar vidas, mas a maioria dos entrevistados defenderam a continuidade da tradição.

Marconildo dos Santos Barbosa, 38 anos, autônomo, morador do DNOCS Cachoeira II, além de defender o feriado afirmou que a abertura do comércio poderá prejudicar os trabalhadores que não irão trabalhar no dia 24.

”Tem feriado que não é para dar e eles dão e tem feriado como esse que é importante e não dão, estão cortando a tradição. Deveria ter o feriado porque amanhã (quinta-feira) muita gente não vem trabalhar e vão perder o emprego porque a tradição está sendo cortada, a tradição não existe mais. Com certeza, quando passar essa data do São João eles vão fechar de novo, isso é sem dúvida.”

Veja também:   Márcia abre jogos escolares em ST com mais de 2 mil estudantes

 

 

 

 

Já Antônia Ferreira da Silva, 51 anos, moradora do Sítio Icós, acredita que evitaria aglomerações: ”Acho que deveria ser feriado, eu penso assim, pelo menos evitava um pouco dessa aglomeração que está tendo hoje por aí e para nós mesmo.”

 

 

 

 

Sônia Silva, 62 anos, doméstica, moradora da Cagep disse: ”Toda vida foi feriado, hoje era a feira normal e no outro dia feriado, mas agora nem São João tem mais, amanhã era para ser feriado também. Mas, vamos ver se tudo passa para a gente viver melhor. ”

 

 

O professor Sérgio Douglas, 45 anos, acredita que o funcionamento do comércio é sempre bem-vindo porque favorece a economia da cidade, mas enfatizou a importância dos moradores saírem apenas em casos de necessidade, tomando todos os cuidados para evitar o contágio e não aglomerar nas chácaras.

Veja também:   PSOL estadual diz que fazer prefeito em ST é prioridade nestas eleições

”Em relação à parte educacional, a gente sabe que esse feriado é institucional e tem que ser cumprido. Em relação ao comércio ser aberto nesta quinta-feira será bom porque gira a economia da cidade, mas, por outro lado, é preciso que as pessoas também se conscientizem e tenham cuidado com a pandemia, a gente ainda está nesse processo. Só devem sair se for de fato necessário, se for preciso mesmo, e ter muito cuidado na questão do uso da máscara, no distanciamento, na não aglomeração e nos festejos nas chácaras, temos que ter muito cuidado. Para a economia, é sempre bem-vinda a questão do comércio está aberto.”

 

Henrique Luís, 30 anos, estudante, morador do Ipsep fechou a entrevista afirmando: ”A gente precisa do feriado e por causa de um só dia não fazia diferença. Deveriam ter deixado o feriado para o pessoal e também por causa dessa pandemia.”

Veja também:   'Ou se trata pobre como o rico ou não me interessa', diz pré-candidato em ST