Serra-talhandense vende relíquia de Pelé

Fotos: Celso Garcia/Farol de Notícias

Publicado às 05h47 deste sábado (21) 

Nesta sexta-feira (20), o Farol de Notícias conversou com Maria José Magalhães Carlos, 64 anos, a popular ‘Liinha’ e reviveu a história do Comercial Esporte Clube (CEC) de Serra Talhada, o primeiro time do Sertão de Pernambuco a disputar a elite do futebol pernambucano. Maria José relembrou os momentos de alegria e de tristeza que a torcida passou, também revelou para o Farol o presente que ganhou, a camisa da seleção brasileira de número 10 autografada pelo Rei Pelé. 

A integrante da grande torcida do CEC, Maria José, é filha de José Carlos, conhecido como Zé Carlos Encanador, falecido aos 75 anos, em 2008, um dos fundadores e sócios do time do Comercial, do Botafogo e do Grêmio. A jovem amava tanto o time que, para ajudar, lavou por várias vezes o uniforme dos jogadores, também pintou, na parede da sede do clube, o emblema feito por seu pai. Em 1995, ao receber em sua casa a visita da mãe do artista Arnaud Rodrigues, recebeu o grande presente, a camisa autografada pelo Rei do Futebol. Guardada a sete chaves, hoje ela quer compartilhar a relíquia com colecionadores. 

Quem conseguiu o autógrafo

Arnaud Rodrigues, ator, cantor, compositor, redator e humorista brasileiro, conseguiu a camisa autografada por Pelé para o Comercial Esporte Clube,  mas como não tinha uma sede bem equipada, pelo medo de ser roubada, a camisa ficou na casa dele, de acordo com as informações passadas por Maria José. 

“Era uma casa alugada, eu mesma pintei o emblema, mas não era uma sede bem equipada que pudesse guardar os troféus. Quando fechou, uns jogadores ficaram com as taças, mas a maioria está lá em casa. O Comercial Esporte Clube foi o melhor time do interior de Pernambuco. Meu pai foi um dos fundadores e sócios, ele tinha muita história. A primeira taça que foi Arnaud Rodrigues que deu está lá em casa. O Comercial Esporte Clube era importante, gerou emprego aqui. A gente fazia parte da ala feminina. Era muito bom!”, relembrou Maria José.

O que significa a camisa autografada por Pelé

“Para mim, é um ouro que eu tenho, o maior tesouro que eu tenho é esse. Eu sou louca por futebol, sou apaixonada. A camisa para mim é um troféu. Pensei em colocar numa moldura, mas pode entrar poeira. Eu disse: ‘Eu só vou vender essa camisa um dia quando Pelé morrer’. Não adianta a gente ficar guardado uma coisa que é valiosa para outras pessoas, para mim também, mas estou com medo de perder ela, de estragar. A caixa foi dissolvendo por ela mesma.”, lamentou Maria José. 

Serra-talhandense vende relíquia de Pelé

Alegria da Torcida

“A gente fazia parte da torcida. No domingo, a gente fazia a carreata, se vestia com a camisa, com as bandeiras, um convite para as pessoas irem a campo. A alegria da cidade era essa. Depois que esse time acabou, acabou a festa de Serra Talhada. Ainda hoje ficou na história. Há fotos na Casa da Cultura, eu tenho várias fotos. Meu pai se doava demais para o time. Quando não tinha dinheiro suficiente para pagar ao time visitante, todos almoçavam lá em casa, a minha mãe fazia comida para a equipe toda. O campo de futebol era cercado com varas e para entrar para assistir um jogo, era no meio da estrada, tinha uma corda para poder entrar, a pessoa pagava quando chegava nela”, relembra Maria José. 

Serra-talhandense vende relíquia de Pelé

Dificuldades que o time enfrentou e o fim do Comercial Esporte Clube

“Alguns jogadores foram morrendo, teve gente que morreu viajando, o carro bateu com esse time. Havia muita gente envolvida. O time se dissolveu. Meu pai até ajudava os jogadores a arranjar emprego fora. Ele era muito ligado ao time. Lavei várias vezes as roupas do time, porque não tinha ninguém para lavar. O time era mantido pelo comércio e pela bilheteria, por patrocínios”, explicou Maria José. 

A camisa autografada pelo Rei Pelé está a venda

Apesar de não saber o ano que a camisa foi autografada, Maria José lembra que ganhou em 1995. Guardada com bastante carinho,  a camisa está intacta com a mensagem escrita pelo Rei Pelé:  “Para os amigos do Esporte C. C. Serra Talhada do Edson=Pelé”.

Para mais informações sobre a venda basta entrar em contato com Maria José pelo telefone e whatsapp: (81) 9 9994-1445. 

Serra-talhandense vende relíquia de Pelé

Serra-talhandense vende relíquia de Pelé

Serra-talhandense vende relíquia de Pelé

Serra-talhandense vende relíquia de Pelé