O mês de janeiro vai fechar com um volume recorde de chuvas em Serra Talhada. Até esta sexta-feira (28), o pluviômetro do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) cravou 140.2 milímetros, seis vezes mais que janeiro do ano passado, que choveu apenas 20,9mm.

A maior pancada de chuva caiu no dia 4 de janeiro, 41,5mm. As chuvas trouxeram alegrias e muitas esperanças para a zona rural. mas também há preocupações.

“Lá nossa região, graças a Deus, está muito chovido e estamos preparados que a gente vai plantar e vai colher. Mas também tem os estragos, tirando telhados de casas, derrubando casa, a torre da Chesf foi derrubada pela chuva. O feijão do meu irmão está florando, minha terra está arada, e este ano teremos uma colheita boa”, disse Ianca Maria da Silva [foto], 25 anos, que reside na Fazenda Lemo.

O otimismo da zona rural também pode ser visto na cidade. José Amaro, 48 anos, é vendedor de umbu nas proximidades da Praça Sérgio Magalhães, e não esconde o otimismo. “É só alegria. Neste período dá para fazer um dinheirinho por fora”, vibrou.