Servidores acionam o Farol para contestar secretária de Finanças de ST

Servidores ligados à Secretaria de Saúde de Serra Talhada acionaram o Farol nesta noite angustiados com a falta de previsão de pagamento dos salários de dezembro de 2024, que deveriam ter sido pagos até o último 5º dia útil de janeiro.

A secretária de Finanças, Cibele Alves, emitiu uma nota nas redes sociais da Prefeitura informando que iria haver atraso nos repasses. E pediu compreensão e desculpas [relembre aqui].

Em sua justificativa, alegou que “devido ao trâmite de documentação entre a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e a agência bancária Banco do Brasil, não será possível efetuar o pagamento dos salários até o 5º dia útil deste mês, como tradicionalmente realizado.”

“O atraso ocorre em razão de requisitos exigidos pelo banco, considerando o início de uma nova gestão e legislatura.”

Pedindo para terem as suas identidades preservadas, por receio de retaliação, membros da categoria contestaram a justificativa da secretária Cibele Alves.

“A desculpa, segundo a secretária [Cibele, Finanças] foi com a tramitação com o Banco do Brasil, mas não recebemos por lá e sim pelo banco Bradesco. Não podemos esperar, somos membros de família e precisamos pagar nossas contas”.

“Isso aí é problema da Finanças da Prefeitura que não teve organização e nosso sindicato já entrou em contato com a gente, o Sindras (Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias)”.

“A prefeitura alega que estão esperando entrar verba em janeiro. Mas aí vem a pergunta que não quer calar? Cadê a verba de dezembro? Estamos reivindicando dezembro! Olha a nota do sindicato que nos enviaram”.

Abaixo, os servidores enviaram a seguinte nota do Sindras, que diz que o repasse da categoria dos agentes de saúde e endemias já foi garantido pelo Ministério da Saúde, ou seja, já caiu na conta da prefeitura.

INFORMATIVO SINDRAS

Ontem (07/01) foi o 5º dia útil do mês de janeiro, e alguns municípios ainda não realizaram o pagamento do salário do mês de dezembro de 2024.

Logo, o SINDRAS esclarece que não compactua com atrasos salarias das seguintes Prefeituras:

– Serra Talhada;
– Bom Conselho;
– ⁠Pedra;
– ⁠Santa Cruz da Baixa Verde;
– ⁠Floresta;
– ⁠Itaíba;
– ⁠Manari;
– ⁠Buíque;
– ⁠Inajá;

O SINDRAS reitera que consta o repasse do recurso pelo Ministério da Saúde a todos os municípios desde o início de dezembro de 2024, não havendo justificativa para o devido atraso, sendo o município responsável pelo pagamento aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

Assim, na próxima sexta-feira (10/01), a Diretoria do SINDRAS irá se reunir em Arcoverde-PE, e o calendário de pagamento dos ACS/ACE será uma das pautas, pois medidas cabíveis precisarão ser tomadas a fim de evitar que atrasos salarias continuem no ano de 2025.

Por ora, a categoria precisa ficar ainda mais unida e vigilantes para que retrocessos como estes não ocorram nos demais municípios.

Desde já agradecemos a atenção de todos.

DIRETORIA SINDRAS

SAIBA MAIS

Secretária de Márcia justifica atraso de salário e pede desculpas