O Farol foi procurado por funcionários públicos que estão indignados com a morosidade no atendimento dentro da agência do Banco do Brasil em Serra Talhada.

Pedindo para terem a identidade preservada, eles acionaram o Farol dizendo que estão aguardando há três meses liberação de uma microfilmagem do extrato do Pasep, o que seria um procedimento simples.

“Desde outubro estão me enrolando. Eu vou lá e não resolvem. Esse atraso na liberação dessa microfilmagem é um absurdo, uma coisa simples. Gostaria de entender o que estão acontecendo, por que ou é incompetência ou é má vontade”, disse um dos servidores públicos em conversa com a nossa reportagem.

FIQUE POR DENTRO 

PASEP foi criado em 1970 para formar uma espécie de poupança que beneficiaria o servidor público após a sua aposentadoria.

No entanto, após a promulgação da Constituição de 1988, a destinação dos valores arrecadados a título de PIS/PASEP foi totalmente modificada.

Na função de administrador do fundo, o Banco do Brasil não repassou corretamente os rendimentos dessas aplicações aos verdadeiros donos (os servidores públicos), ocasionado um imenso prejuízo ao patrimônio destes trabalhadores ao longo do tempo.

A Ação de Revisão do PASEP visa corrigir os erros cometidos pelo Banco do Brasil, que prejudicaram milhões de servidores públicos que atuaram entre 1970 e 1988.

Para correção do saldo PASEP, é necessário que o beneficiário tenha acesso aos extratos do PASEP, que podem estar em formato digital e em microfichas.