Publicado às 04h37 desta quarta-feira (8)

O Hemope de Serra Talhada, assim como os hemocentros do país, está criticamente afetado pelos efeitos oriundos do novo coronavírus devido ao isolamento social. Mesmo funcionando normalmente, apenas com uma redução no número de doadores por dia, a baixa no banco de sangue, que no início de junho estava com uma perca de 60%, continua em estado crítico.

Em conversa com o Farol de Notícias, a assistente social do hemocentro, Rita Jussara, externou a preocupação com a baixa no estoque de sangue que vem caído ainda mais. Rita relatou que não estão atingindo a média diária de 20 doadores, que já é reduzida para evitar aglomerações, pois antes atendiam de 30 a 35 por dia.

Veja também:   Estudante de ST não resiste e morre após AVC

“Ainda continuamos com um número bem abaixo do esperado, ainda em queda, ainda não conseguimos atingir a média, está muito abaixo do que a gente deseja. Baixamos para 20 doadores por dia, mas a média por dia está sendo 13, 12. Só a metade da média. Temos queda em todos os tipos de sangue, estamos precisando de todos os tipos de doadores. O número está caindo ainda mais, é preocupante e alarmante. O passeio solidário ainda não está acontecendo, porque ainda não temos liberação de transportes, então estamos praticamente recebendo doadores individualmente.”

A assistente social ainda informou que dos 20 doadores que deverão ser atendidos por dia, 10 são mediante agendamento e até 10, se chegar para doar sem ter agendado por não saber que deveria agendar com antecedência serão atendidos. Os atendimentos ocorrem de segunda a quinta, de 7h às 9h.
Os doadores que desejam marcar um horário para ir ao Hemope agendar través dos seguintes  telefones: (87) 3831-9330 / 99930-8777.