Publicado às 09h45 desta segunda-feira (20)

O Farol recebeu imagens e relatos indignados de parentes da enfermeira serra-talhadense Natália Epaminondas, que está internada na ala amarela do Hospital da Restauração (HR) no bairro do Derby em Recife. Recentemente, Natália caiu de moto e bateu a cabeça chegando a confirmar o quadro de traumatismos cranioencefálico. Ela vem, dia a dia, se recuperando e apresentando importantes avanços clínicos.

Neste momento, Natália está sem sedação já há 4 dias e, diariamente, vem tendo o quadro de consciência avaliado. A equipe médica ainda espera a regressão do edema para ter resultados conclusivos sobre os efeitos na memória de Natália.

No entanto, a situação de precariedade do Hospital da Restauração tem deixado a família preocupada.  “Eles proíbem a gente de levar um ventilador, isso é um absurdo. Natália está no calor, num quarto fechado e abafado, parece uma sauna com as pessoas dentro tentando encontrar maneiras de ficar menos agoniado”, contou uma prima de Natália em contato com Farol por telefone.

As demais famílias também reclamam que não existe conforto e o jeito é buscar se acomodar em bancos, colchões velhos, lençóis e papelões. “Para evitar o calor, a pessoas levam ventiladores de c, para piorar a situação, os equipamentos vêm sendo proibidos pelos profissionais da segurança do hospital”, lamentou a prima.